Carcassonne Star Wars, uma versão combativa do clássico tabuleiro

O clássico jogo de tabuleiro Carcassonne possui inúmeras versões e expansões, quase todas com a conhecida temática medieval. Então por que fazer uma versão baseada na franquia Star Wars? Como dizia Yoda: responder essa pergunta, padawan, esse review servirá.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 5
Idade recomendada:
7+
Duração da partida: 35 minutos
Fabricante/Editora: Hans im Glück/Devir Brasil

carcas sw

As Regras

Carcassonne: Star Wars combina as aventuras emocionantes do universo de Star Wars com a jogabilidade de Carcassonne, mas introduz novas regras. Agora é possível conquistar planetas de outros jogadores, em um confronto de meeples (e dados). 

A versão variante permite a quatro jogadores jogar em duas equipes: Darth Vader e os soldados imperiais contra Yoda e Luke Skywalker. No jogo normal, além dessas facções, é possível controlar os meeples laranja de Boba Fett.

carcas sw2

A Jogatina

Não tem jeito, fãs de Star Wars vão se sentir em casa com esse jogo. A arte com o fundo escuro do espaço ressalta os locais onde os meeples podem ficar. Para quem conhece o jogo original, não há mais a figura do fazendeiro (aquele bonequinho que você deixava deitado no campo até o fim do jogo).

Isso aumenta as ações dentro do tabuleiro e diminui a possibilidade de um jogador ficar sem meeple para agir. Outra dinâmica inserida é a dominação de planetas. Eles funcionam como o mosteiro, no jogo original. Cerque a peça de todos os lados e faça 9 pontos (mais os bônus de facção do planeta).

Se um adversário colocar um meeple/exército ao lado do planeta e resolver invadir, uma disputa simples de dados (o maior número vence) resolverá o domínio daquela área. Planetas da mesma facção do jogador concedem um dado a mais. Dos seis meeples disponíveis para cada jogador, um é maior. Ele vale dois dados na disputa.

A mesma dinâmica de conflito serve para o campo de asteroides e as rotas comerciais. Se essas áreas se unirem com uma semelhante onde há outros jogadores, uma batalha acontecerá. Apesar do fator sorte estar presente, a mecânica cria mais interações entre os jogadores e justifica o nome Guerra nas Estrelas no jogo.

Para quem já conhece ou quer se aventurar em Carcassonne, a versão trazida pela Devir vale a pena. O único porém é a falta de expansões. Existe apenas uma, baseada em O Despertar da Força, e nunca foi lançada no Brasil.

carcas sw1
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More