Nova I.A. da IBM pode prever diagnóstico de Alzheimer

Pesquisadores da IBM e da Pfizer desenvolveram um modelo de IA que pode prever o diagnóstico da doença de Alzheimer sete anos antes do desenvolvimento.

Segundo relatório, o modelo pode detectar deficiência de fala em descrições escritas de uma imagem que mostra um aparente roubo de biscoito (veja a imagem abaixo) e prever com 7 anos de antecedência se alguém seria diagnosticado.

gr3 lrg

A I.A também foi capaz de analisar os padrões de linguagem dos participantes na imagem, muitas vezes usado para testar distúrbios cognitivos, e previu com precisão quase 75% dos participantes com diagnóstico de Alzheimer. O sistema foi treinado para procurar sinais de declínio cognitivo, como erros de ortografia, repetição e frases de duas palavras. 

Se implantado, pode ajudar no rastreamento precoce e monitoramento da doença. Travar a demência mais cedo pode melhorar o tratamento possível. Os resultados ainda são semelhantes aos do mini exame do estado mental comum usado para avaliar o Alzheimer, que afeta cerca de 5,8 milhões de americanos – e 1,2 milhões de brasileiros.

Os relatórios apontam que o modelo é baseado em dados de apenas “algumas centenas de participantes racial e geograficamente homogêneos” – especificamente, a maioria de pessoas brancas de descendência europeia do Framingham Heart Study.

O estudo da IBM foi publicado na quinta-feira passada, no The Lancet eClinicalMedicine.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More