TV a cabo está em declínio no US – e não tem mais volta

Executivos de mídia parecem ter aceitado que os pacotes tradicionais de TV paga estão em queda livre, veja o que Disney, ViacomCBS e mais empresas estão planejando para o futuro.

O declínio tem sido um tanto evidente desde 2012, mas a pandemia apenas exacerbou a tendência de corte do cordão umbilical:

Mais de 25 milhões de lares norte-americanos cancelaram assinaturas de TV paga desde 2012, com mais 25 milhões de “até logo e obrigado pelos peixes” de assinaturas canceladas são esperadas até 2025.

A compulsão por séries e a exibição de filmes em serviços de streaming aumentou até 70% nos primeiros meses da pandemia, enquanto a exibição de televisão subiu apenas 20%.

De acordo com a CNBC, espera-se que os assinantes de TV paga se estabilizem em cerca de 50 milhões no final desta década, menos da metade do número de clientes de 2012.

Screen Shot 2020 10 28 at 03.03.34
via

Como resultado, as principais empresas de mídia estão reorganizando rapidamente suas estratégias em torno do streaming e longe dos pacotes de TV a cabo e, é claro, das exibições nos cinemas.

A Walt Disney Company está reorganizando as divisões de negócios para se concentrar especificamente no crescimento de seu serviço de streaming Disney+. O CEO Bob Chapek disse que a criação de conteúdo existiria separadamente da distribuição – ou seja, os criadores de conteúdo farão o conteúdo, e uma equipe de distribuição determinará se esse conteúdo será lançado em cinemas, lançado em um dos canais a cabo ou de transmissão da Disney, ou apresentado em um serviço de streaming . (Disney também possui Hulu e ESPN+.)

A AT&T apostou alto na HBO Max, mas as assinaturas parecem ser fracas. O número combinado de assinantes HBO e HBO Max é de 38 milhões – esse número inclui aqueles que têm acesso à HBO, mas ainda não ativaram uma conta HBO Max, seja porque não estão interessados ou porque não sabem que ela está disponível. 12,7 milhões de pessoas têm uma conta ativa da HBO Max, de acordo com o relatório de lucros do terceiro trimestre da AT&T.

A NBCUniversal anunciou demissões neste último verão no US, uma vez que transfere recursos dos canais de esportes e a cabo para streaming, particularmente seu serviço Peacock – que é gratuíto. Não se sabe exatamente quantos dos 35.000 funcionários da NBCUniversal foram demitidos, embora os relatórios digam que “menos de 10%”. Em 15 de setembro, o CEO da Comcast, Brian Roberts, disse que a Peacock tinha 15 milhões de inscrições no total.

A ViacomCBS também está tentando aumentar sua pegada de streaming – está renomeando o CBS All Access como Paramount+ em 2021 e adicionando conteúdo das redes de cabo Nickelodeon, Comedy Central, MTV e BET. Em setembro, o CBS All Access tinha 8 milhões de assinantes.

A pandemia e o aumento dos serviços de streaming são, sem dúvida, duas das principais razões para o declínio nas assinaturas de TV a cabo, mas há mais uma sobre a qual ainda não falamos: elas são caras. A China tem quase 4 vezes mais assinantes de cabo do que os EUA, e a Índia tem cerca de 25 milhões a mais. E ainda, a receita de cabo da América do Norte (que inclui assinaturas do Canadá e do México) representa 57% da divisão da receita global. Isso significa que a TV a cabo nos EUA é significativamente mais cara do que em países asiáticos populosos.

Finalmente, há a questão do que as pessoas assistem na TV a cabo. Os dois principais canais a cabo são redes de notícias 24 horas, e uma delas é muito mais popular do que a outra.

cabletv 0001
via

Competição de comida, design e construção de casas, programas de ciências e programação infantil estão disponíveis em serviços de streaming. No momento, parece que os canais de notícias 24 horas estão entre as únicas vantagens de ter cabo que os consumidores não encontram em nenhum outro lugar.

O impacto começa a ser sentido também no Brasil uma vez que existem já iniciativas como a Claro Box TV que sequer precisa de alguém visitando sua casa para instalar algo, só alugar o serviço, receber o aparelho e poderá curtir um pacote pequeno ou assinar serviços de assinaturas direto do aparelhinho ligado na internet.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More