O Storytelling projetivo de consumo rápido

Histórias são criadas para transpor o senso de presença do espectador para outras realidades, fazendo-o/a imaginar situações irreais, possíveis ou improváveis, mas que tem, como ponto comum, o exercício projetivo de situações (conflitos) na mente de quem assiste, lê, escuta ou joga aquela história.

Podemos considerar a técnica de construção de histórias sob a ótica das clássicas estruturas narrativas; do modelo aristotélico de 3 atos, passando pelo esquema quinário de Gustav Freytag, aos modelos interativos e transmidiáticos discutidos por Jenkins e Scolari. (já falei hoje que ‘Storytelling não é Jornada do Herói‘, né?)

Mas tais projeções não precisam de horas, minutos ou…. muitos segundos para serem criadas.

Um modelo elegante do uso de técnicas de storytelling para conteúdos (realmente) curtos trabalha com a imaginação do público, fazendo-o pensar “o que pode ter acontecido” para se chegar na situação apresentada ou “o que poderá acontecer” se nada for feito e a situação apresentada se desenrolar como está apresentada.

Há um nome para isto: flash fiction.

Para explicar, trago uma historinha e alguns exemplos.

Reza uma lenda urbana que o escritor Ernest Hemingway foi desafiado em uma aposta a escrever um conto usando apenas 6 palavras, o que resultou no maravilhoso texto:

“Vende-se: sapatos de bebê. Nunca usados” (no original: “For sale: baby shoes. Never worn”)

500x333] For sale: Baby shoes. Never worn. E. Hemingway | 6 word stories,  Six words, Six word story

Outros maravilhosos exemplos tirados deste site: 

  • “Tempo. Inesperadamente, inventei uma máquina do” (Alan Moore)
  • “Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás.” (Cíntia Moscovich)
  • “Eu ainda faço café para dois.” (Zak Nelson)

Quando o meio permite imagens, esta construção ganha ainda mais elementos para o mesmo objetivo (fazer com que o público crie, na sua cabeça, por meio da imaginação, o passado ou futuro da história). A imagem faz as pessoas projetarem automaticamente um “movimento no tempo”, ou seja, criam seus próprios acontecimentos prévios ou consequências imediatamente posteriores ao retrato para preencherem as possibilidades passadas e futuras que levaram a tal situação ou que derivarão a partir dela.

Projeção passada:

PG29chwMsdnNy6JDTzsimSmmTcEpqcNtWNJDQu6l7x1weLoydJgeIr4Hg9vLiOORwc 6rah
Mas…. como?
F uomkPHKlDbsvvz2NM4cC gNFinOJRk66EAN2 dYyUbPS8L4UWlQzI6gzpAksb0jxV3HFlLNv
Alguém deve ter uma ótima história para contar sobre este dia…

Projeção futura:

3y6fv5keR0XQ1zF jD4WBgkhQxdYyssUGdBCdqJWt8QyfVX1VC7YPRv1c43NzAZFDtwf4qRAOABKMr22Eehh0rnfn9R0GfI1Sjv9QABSVtAVzXGc90FGkT2lPL PyYyJDhbVkGrN
JToll0C9Dnfaw45pPOTLlhBfUjUeRkPxVRKM53Peex Q0xiyNRuH1rOcWlcdAd6Fe2yfKM7HFKvrYSHvKnTQwTvT22E21Pjqn5k46t Mcbt6G3trNy1ViujWQN8EDjF n20s1C6b

Note que em todos estes casos, há uma sensação de “movimento no tempo”, ou seja, quem os vê começa a imaginar acontecimentos passados ou futuros a partir da imagem. A sua mente trata de ‘criar a história’ atribuindo um passado ou um futuro às imagens.

O processo criativo também passa por imaginar as peças como dinâmicas no tempo, como fotogramas de um filme e não apenas um “retrato fotográfico e estático” de um momento.

Assim vemos que histórias não precisam retratar acontecimentos épicos, com enredos complexos (nem usar jornada do herói), basta ater-se à sua essência de levar as pessoas a um novo mundo, ainda que por poucos segundos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More