Como surgiu a Black Friday?

A história da data conhecida pelas grandes ofertas no comércio

Quando a segunda quinzena de novembro começa a se aproximar, pipocam na nossa timeline milhares de ofertas de produtos de todos os tipos: roupas, itens de decoração, gadgets, ingressos de shows e até viagens. Descontos de 20, 50 ou 70% antecedem a chegada dela: a Black Friday.

BF 1

Ainda não tão tradicional no Brasil quanto é nos Estados Unidos, a Black Friday é marcada por ofertas especiais, normalmente de produtos relativamente caros, como eletrônicos. Por aqui, a tradição chegou repleta de golpes: muitas lojas aproveitam os meses pré-Black Friday para aumentar o preço dos seus produtos e, então, aparecer com as tais ofertas milagrosas na data. Depois, os consumidores que realizaram suas compras ainda sofrem com os prazos de entrega – muitas vezes, as lojas não estão preparadas para as grandes demandas e se atrapalham no envio dos produtos.

A data tipicamente norte-americana acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais tradicionais dos EUA. Não existem arquivos oficiais com o ano de seu surgimento, mas a teoria mais difundida é que a “Sexta-feira negra” tenha nascido no fim do século 19, quando duas grandes instituições financeiras entraram em colapso no mesmo dia – uma sexta, é claro. O termo, fazendo menção à questões econômicas, é usado na América do Norte desde 1869.

Os primeiros registros de grandes filas formadas ainda de madrugada nas ruas de comércio, que caracterizam a data mais aguardada do ano pelos lojistas, datam de 1960.

Outra lenda afirma que, no dia seguinte ao Thanksgiving Day, o trânsito das cidades ficava um caos – as pessoas que viajaram para passar o feriado ao lado das famílias estavam voltando para suas casas, por isso o tráfego intenso. Além dos grandes jogos de futebol que também sempre aconteciam após o feriado. Os policiais da Filadélfia teriam então apelidado o dia de “Black Friday”. Enquanto esse trânsito era motivo de tensão para os guardas locais, os lojistas aproveitavam as ruas cheias para fazer diversas promoções e, assim, atrair quem estivesse passando por lá.

Para deixar mais claro a ligação entre as ofertas com o termo adotado para batizar a data, houveram tentativas de renomeá-la como “Big Friday” – mas como vocês já devem imaginar, a ideia não vingou e o nome permaneceu o mesmo.

BF 2

Mais tarde, a Black Friday ficou conhecida ainda como o início oficial das compras de Natal – por conta das ofertas, muita gente passou a aproveitar os preços mais baixos para adquirir os presentes de final de ano ainda em novembro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More