Reconhecimento facial é antiético?

Segundo report, boa parte do mercado de IA acredita que sim.

A maioria dos pesquisadores de IA disse “sim” em uma nova pesquisa publicada pela Nature. Mais de 70% afirmaram que usar tecnologia de reconhecimento facial em populações vulneráveis ​​é antiético, mesmo quando as pessoas são informadas e dão consentimento. Neste artigo especial, detalhamos os números ainda mais.

0IuiHIG
  • Os exemplos de uso de reconhecimento facial variam partindo do scanner facial de iPhone ao monitoramento em locais públicos – permitindo que a polícia rastreie criminosos suspeitos.
  • Na pesquisa da Nature, 26% dos pesquisadores disseram que o uso do reconhecimento facial é ético, ou poderia ser, mas ainda reconheceram que alguns usos atuais não são éticos.
YVuzHJT

A pesquisa da Nature citou o uso de reconhecimento facial para estudar e rastrear a população muçulmana uigur em Xinjiang, China, muitos dos quais estão detidos em campos e não podem dar seu consentimento informado. Entre os cientistas, isso teve um alto grau de questionamento ético.

uEtzW0C

Cerca de 40% disseram que os pesquisadores devem obter consentimento informado antes que os rostos sejam incluídos em um banco de dados. Quase a mesma porcentagem disse que os pesquisadores deveriam ter permissão para usar fotos online quando as licenças permitirem.

dmmNLuI

Enquanto isso, os pesquisadores se sentiam mais confortáveis ​​com os aeroportos usando reconhecimento facial para verificar a identidade dos viajantes e a polícia usando-o para identificar suspeitos de crimes. Eles se sentiam menos confortáveis ​​em usá-lo para pesquisar a identidade de alguém.

UFyGI9I

Seja qual for nossa opinião, a realidade é que a tecnologia já está em pleno funcionamento e aplicado de modo amplo, e agora devemos debater o como funciona, para quem e o porquê.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More