Gloom, um jogo de cartas deprê (mas que diverte)

Um jogo de cartas onde o objetivo é trazer a morte para todos os membros de uma família. Sinistro? Macabro? Bizarro? Não em Gloom, onde a temática meio depressiva se revela mais engraçada do que pode parecer.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 5
Idade recomendada: 13+
Duração da partida: 60 minutos
Fabricante/Editora: Atlas Games/Calamity Games
Confira a faixa de preço

gloom2

As Regras

O jogador assume o controle do destino de uma excêntrica família de desajustados. O objetivo do jogo é triste, porém simples: você quer que seus personagens sofram as maiores tragédias possíveis antes de ocupar seu devido lugar após morrerem. Você jogará terríveis infortúnios nas suas cartas.

O jogador com o menor total de pontos em sua família ganha. Múltiplas cartas modificadoras podem ser jogadas em cima da carta do mesmo personagem e como as cartas são transparentes, elementos das cartas previamente jogadas aparecem ou são ofuscadas pelas jogadas em cima.

gloom3

A Jogatina

Com um trabalho de tradução bem feito e cuidadoso, o tenebroso Gloom recebeu uma ótima adaptação nacional. Todos os componentes do jogo são lindas cartas transparentes, semelhantes a acetato. A dinâmica de acumular cartas (e efeitos) empilhados é simples e garante a diversão.

A recomendação do jogo é narrar a sequência de infortúnios acumulados em cada personagem. Para quem gosta de criar histórias, o card game oferece um sabor especial. Porém, sem isso, ele se transforma em um abaixar de cartas em sequência. Vale a pena dedicar um tempo para brincar com a má sorte dos eventos de cada membro da família.

O único grande porém é justamente o tema. Até funciona bem com os mais velhos e amantes de filmes de terror, mas realmente afasta os jogadores mais novos pelo elemento macabro. O que acaba sendo uma pena, pois a mecânica é bastante inclusiva. Agora é torcer para o jogo vender bem e as ótimas expansões chegarem ao Brasil.

gloom4

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Assine a newsletter, confira nosso arquivo e os posts no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More