McCartney III é um disco histórico e maravilhoso

No terceiro trabalho onde faz tudo sozinho, Paul McCartney mostra que seu fôlego e criatividade são inesgotáveis.

Quando “Long Tailed Winter Bird” começa é como se estivéssemos vendo os créditos de abertura de um road movie. Repetindo o refrão – “você sente a minha falta?” – com um riff magnético, Paul McCartney poderia muito bem ter criado uma letra mais extensa. Precisa? O verso mínimo expressa a inquietação de 2020: ficar em casa. 

Sem turnês e isolado, a sensação é que ele pergunta isso aos fãs e amigos, já que viu esse “pássaro de cauda longa do inverno” migrar para um lugar muito melhor do que o mundo que a gente vive agora. 

A canção abre “McCartney III” (2020), um disco feito totalmente por ele, durante o lockdown. Paul acha alívio do isolamento na própria música. Inclusive, “Find My Way” parece uma conversa com ela onde confessa – “eu estou aberto dia e noite”- pra ser reconfortado: “deixe-me ser seu guia nesses dias de angústia”. 

Captura de Tela 2020 12 25 as 15.47.22
Paul McCartney toca todos os instrumentos e produz McCartney III.

Depois de tantos anos vivendo na estrada, lotando estádios e compondo sem que precise provar mais nada, é inspirador ver um artista desse tamanho disposto a encontrar mais caminhos, mais possibilidades. Essa busca vai além da fama, do dinheiro ou da vaidade. É aquele comichão que poucos de nós tem a sorte de sentir. Alegre pra caramba, “Find My Way” tem uma melodia viciante.

“Petty Boys” baixa o ritmo. Talvez seja uma canção de Paul para os netos, ou um rastro de lembrança de quando ele, George, Ringo e John, saíam por aí. Singela, serve como uma passagem afetiva para “Woman and Wives”. Lindíssima, levada por um piano melancólico, é um conselho de alguém com 78 anos que já viveu e viu muita coisa. A sabedoria da reflexão está na simplicidade mesmo: “Cada caminho que tomamos / Torna mais difícil viajar”.

Paul faz a boa “Lavatory Hill” na mesma fórmula de outras músicas suas. Em algum momento, me lembrou de “Run, devil, run”, mas sem o mesmo peso.

E aí, vem a obra-prima, “Deep deep feeling”. A viagem agora é por dentro dentro de um sentimento que faz o coração explodir. É um labirinto. Mas, Paul parece mais interessado em passar por todos os corredores do que encontrar a saída.  É um momento mágico, que atualiza todas as experimentações lisérgicas já testadas por ele.

Paul corta a brisa de “Deep deep feeling” na lata, não que isso seja ruim. É mais um “ok, quero outra coisa agora”. E “Slidin’” é um rock ligado no 220, que sintetiza o disco todo: “eu sei que há outras maneiras de fazer isso, mas isso é o que eu quero fazer”. Ele até pode não ter pensado nas músicas como hits de estádio, mas essa foi feita pra eles. 

original

Em fevereiro, aconteceu o “Beijo Celestial”. O fenômeno ocorre quando Vênus fica muito perto da Lua. E em seguida, veio a quarentena… Provavelmente, Paul pensou nesse contexto ao compor a delicada “The Kiss of Venus”, uma canção de ninar no extremo de Slidin’. Dormir e só acordar quando tudo tiver normal parece irresistível só pra quem não tem um estúdio em casa…

Pra mim, o isolamento social de 2020 aparece de novo em “Seize The Day”. Mais otimista e solar do que em “Appreciate”, uma canção do “New” (2013) que me lembro agora e também fala sobre aproveitar o dia, “Seize The Day” é um ótimo exemplo de como Paul liga melodias diferentes na mesma música. Já “Deep Down” é um soul onde essa costura vai mais fundo. Rasgando a voz e criando uma atmosfera ora meio fúnebre, ora pacificada, é outra composição que botei na lista de favoritas. 

Talvez, McCartney I, II e III sejam uma trilogia. Só que é difícil dar essa definição com tanta certeza sendo Paul um artista tão múltiplo. O isolamento liga os três trabalhos, mas a trajetória dele mostra que sua obra é um enorme quebra-cabeça, onde todas as peças formam um novo contexto, criam uma nova sensação ou simplesmente despertam lembranças. É tudo pra agora. A controvérsia também uma matéria-prima. Por isso ele encara a modernidade sem medo, experimenta, sai em turnês, flerta com outros gêneros e estilos! Essa gana pra fazer música, a inquietação para buscar formas diferentes de se expressar mesmo quando tudo parece ruir e inventar milhares de melodias, vai muito além de uma análise se ele tá tocando bateria bem ou não… que outro artista vivo faz isso hoje?

Pra fechar, “Winter Bird / When Winter Comes” retoma o riff de “Long Tailed Winter Bird”. A viagem acabou. O momento é duro, mas a gente vai superar se tiver capacidade pra ver tudo sob outra ótica. Em uma de suas entrevistas, Paul contou sobre a criação da capa. No início, pensou em apenas um 3. Se provocou sobre o que mais podia ser esse três. O dado é simbólico. Ele pode ser sorte, azar ou destino. Depois de 18 discos solos sendo uma das maiores lendas da história e criando um disco da beleza que é McCartney III sozinho no meio de uma pandemia, a gente tem certeza que não é nem sorte, nem azar. Paul é um pássaro que não para de cantar nem no inverno.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More