Noctiluca, um jogo de pescar dados bem tático

Reunir mergulhadores à beira do mar para recolher seres brilhantes com propriedades curativas. Esse é o objetivo de Noctiluca, um jogo leve, bonito e cativante para toda a família. Mas será que a jogabilidade simples sobrevive mais que algumas partidas?

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 1 a 4
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Z-Man Games/Galápagos Jogos
Confira a faixa de preço

noctiluca02

As Regras

Em Noctiluca, 104 dados coloridos e translúcidos enchem o mar no tabuleiro de jogo para representar a diferente noctiluca brilhante. Os jogadores se revezam mergulhando na água a partir das bordas da margem para recolher os dados noctiluca do tabuleiro e mantê-los em segurança em potes até que possam entregá-los aos curandeiros.

Após duas rodadas, os jogadores comparam pontos de suas entregas bem-sucedidas e o jogador com mais pontos ganha. Graças a um tabuleiro de jogo de dupla face, Noctiluca também inclui um modo solo no qual um jogador deve resgatar os pequenos seres da tempestade.

noctiluca03

A Jogatina

Parece Potion Explosion (por conta das poções a preencher), mas não é. Lembra Roll Player (por causa da quantidade de dados), mas é outra dinâmica. Noctiluca usa elementos familiares, porém consegue entregar uma jogabilidade original e fácil de entender.

A aparente simplicidade de regras esconde um jogo que demanda tática e observação. Escolher o número certo nos dados ao mesmo tempo em que prejudica o turno dos outros jogadores é desafiador. E isso acaba causando alguma lentidão de análise em alguns participantes.

Os dados recolhidos e não usados por um adversário rodam a mesa e podem cair em uma poção alheia, então é preciso cuidado nas escolhas. A pontuação final também é engenhosa e permite (com o uso de uma boa estratégia) uma virada emocionante. 

Além de focar em fichas de uma cor para ganhar um ponto por cada ficha restante não adquirida, o jogador pode investir na carta de objetivo secreto que gera pontos extras no fim da partida. Noctiluca foi uma ótima surpresa e merece espaço na coleção.

noctiluca04

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Assine a newsletter, confira nosso arquivo e os posts no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More