Agnes Keleti, a campeã olímpica mais antiga do mundo, acaba de completar 100 anos

Agnes também é sobrevivente do Holocausto e da repressão soviética à Hungria – e continua cheia de energia.

A história de vida de Keleti parece o roteiro de um filme. Depois de ganhar seu primeiro título nacional aos 16 anos, a ginasta húngara deveria comparecer aos jogos de Tóquio em 1940, mas foi afastada de sua equipe de ginástica por ser judia – os jogos foram cancelados quando a Segunda Guerra Mundial começou.

O pai e os tios de Keleti foram vítimas junto com mais de 550.000 judeus húngaros mortos durante o Holocausto. Em sua história, sabemos que ela conseguiu documentos de identificação falsos e fugiu para um vilarejo remoto onde trabalhou como empregada doméstica. Keleti não competiu nos Jogos de Londres de 1948 devido a uma lesão.

Quatro anos depois, aos 35 anos, ela participou dos Jogos de Melbourne, ganhando seis medalhas, quatro delas de ouro. Até alguns anos atrás, Keleti ainda fazia divisões completas das pernas, mas teve que parar devido ao conselho de seu médico. 

“Eu amo a vida”, disse Keleti ao explicar sua longevidade. “Saúde é a essência. Sem ela, não há nada.”

A história fantástica – e completa – está lá no The Guardian aguardando a leitura.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More