XCave Studio assina filme de abertura da VFXRio 2021

Com participação de Alvy Ray Smith, um dos mestres da tecnologia mundial, pioneiro da Lucas Film e co-fundador da Pixar.

Matteo Moriconi diretor do VFXRIO e Rodrigo Hurtado fundador da XCave Studio uniram forças para criar um filme conceitual que promove o evento. Desenvolvido integralmente em real-time através de Unreal Engine, uma tecnologia disruptiva usada normalmente em games e que agrega inovação em conteúdos audiovisuais, o filme é inspirado na obra de Moebius e Joseph Campbell e leva o espectador em uma viagem virtual com destino à cidade do Rio de Janeiro.

“O herói na nossa história parte em uma jornada de autodescoberta. Ele atravessa várias fases até conhecer a si mesmo e chegar ao VFX Rio“ diz Rodrigo Hurtado da XCave Studio e acrescenta: “ao final, nosso personagem tira a máscara, revelando assim a sua surpreendente e real identidade”.

O filme cria conexões pertinentes, tornando o personagem ainda mais compatível com o seu comportamento antagônico. Um enredo onde os espectadores se conectam à nova realidade em que tecnologias disruptivas nos aproximam, ajudam a enxergar as pessoas como elas realmente são e contribuem inclusive, para o rompimento de barreiras sócio-culturais.

“Nascemos em meio a inovação da nova era real-time, digital, imersiva, interativa e utilizamos deforma pioneira tecnologias baseadas na poderosa Unreal Engine, como no caso desta animação, viabilizando ideias criativas e desafiadoras sob outras perspectivas, mais compatíveis com a nova realidade de mundo. Acreditamos no poder de um novo tipo de storytelling real-time, onde exploramos diversas possibilidades narrativas em múltiplas mídias.”

Rodrigo Hurtado

Active Presence

Rodrigo Hurtado

Rodrigo Hurtado é diretor criativo e sócio fundador da XCAVE – primeiro estúdio brasileiro de animation e vfx realtime. É especialista em roteiro e novas tecnologias imersivas XR e real-time. Com mais de 20 anos de experiência na indústria criativa, criou e produziu projetos audio visuais e interativos de inovação para marcas globais como Netflix, Amazon, Warner, Paramount, Sony, Samsung, Ubisoft, Google, dentre outros. Foi fundador do studio DMI, e atuou como Diretor Criativo no maior grupo de comunicação independente da América Latina – Flag, tendo passagem também por grandes grupos de comunicação como Omnicom e Interpublic. Também foi um dos idealizadores do studio imersivo Arvore, e Diretor de Criação XR e animação na Vetor Zero -maior estúdio de animação da América Latina.

“A animação reflete a missão do VFX RIO, que é revelar, discutir e promover tecnologias visuais. No filme, o personagem descobre seu papel através de uma série de acontecimentos que revelam a verdade sobre sua origem e sua natureza.Essa viagem traz equilíbrio e esperança ao mundo por meio da tecnologia.” diz Matteo Moriconi, diretor do evento, e acrescenta “Tivemos a honra de trabalhar com dois dos mais importantes profissionais Brasileiros, Rodrigo Hurtado da XCave Studio e Marcelo Baldin, da Wolfgang Audio, cuja trilha criada especialmente para a animação, acompanha o personagem do filme durante toda sua jornada, cruzando fronteiras físicas e metafísicas”.

O filme (fique atento! haverá uma surpresa no dia da exibição) será apresentado na abertura do evento que acontecerá dia 7 de fevereiro e que tem como maior atração a key note de Alvy Ray Smith que apresentará seu livro A Biography of the Pixel (MIT Press, Spring 2021).

Alvy Ray Smith

Alvy Ray Smith formou no início dos anos 1980 a Divisão tecnológica responsável por criar animações digitais na Lucas Films. Em 1986, fundou a Pixar junto com Edwin Catmull e John Lasseter. Um dos pioneiros da computação gráfica mundial, ele será apresentado por Lucia Modesto, supervisora executiva de Efeitos Visuais da TV Globo. Matteo Moriconi , diretor do VFXRio e presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual comentou:

“Estamos honrados com a participação de Alvy Ray Smith em nosso evento. Nossa responsabilidade é mostrar as tecnologias visuais à medida que se tornam parte de uma narrativa humana. A contribuição de Alvy Ray Smith para essa narrativa e sua visão única são fundamentais para nossa compreensão das novas tecnologias e da criatividade na era digital”.

O VFX Rio é gratuito e aberto ao público. Se você quiser saber mais, acesse o site do evento.

Programa completo:

  • Domingo, 7 de fevereiro
  • 14:20 Credeciamento
  • 14:40 Introdução
  • 15:00 Alvy Ray Smith no VFXRIO
  • 15:30 Painel: com Lucia Modesto


Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More