Pandemic, um clássico co-op para salvar o planeta

Viajar pelo planeta com a missão de diminuir focos de doenças mortais, enquanto busca por uma cura. Parece uma situação plausível depois de um ano de pandemia, não? No clássico Pandemic, os jogadores devem se ajudar para impedir quatro pandemias mundiais.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 60 minutos
Fabricante/Editora: Z-Man Games/Galápagos Jogos
Confira a faixa de preço

pandemic1

As Regras

Em Pandemic, os jogadores assumem o papel de especialistas que precisam tratar os focos de doença enquanto pesquisam a cura para cada uma das quatro pragas. Em cada turno, um jogador pode utilizar até quatro ações para viajar entre cidades, tratar populações infectadas, descobrir uma cura, ou construir uma estação de pesquisa.

Um baralho de cartas fornece habilidades aos jogadores, mas espalhados por este baralho estão cartas de epidemia, que aceleram e intensificam a atividade das doenças. Se uma ou mais doenças se espalhar além da recuperação ou se muito tempo passar, os jogadores perdem. Se curar as quatro doenças, todos ganham.

pandemic2

A Jogatina

É um pouco estranho jogar Pandemic depois de 2020, quase um simulacro do que vivemos. Porém, se o tema não for um impedimento, a experiência no tabuleiro vale muito a pena. A começar pela dinâmica cooperativa, para fãs do gênero é imperdível.

Apesar da tensão envolvida no jogo, as ações são intuitivas e fáceis de realizar. A questão é mais a paralisia de análise envolvida. Salvar uma cidade de doentes ou trocar uma carta com outro jogador? A escolha pode ser punida no revelar de novas infecções ou na temida carta de epidemia.

Todo esse combate dos jogadores contra o tabuleiro não deixa de ser divertido, se o time estiver bem afinado. Pandemic funciona muito, muito bem dessa forma, mesmo se o resultado final não for “salvar o mundo”. O que pode estragar a experiência é alguém sendo chefe dos outros participantes. Evite isso e a diversão estará salva.

O game designer Matt Leacock expandiu e muito o universo da franquia, com expansões que modificaram (para melhor, na maioria das vezes) o tabuleiro, além de versões adaptadas para outras mecânicas e a elogiadíssima trilogia Legacy. Voltar (ou começar) no original ainda é uma experiência marcante e obrigatória para apreciadores de board games.

pandemic3

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Assine a newsletter, confira nosso arquivo e os posts no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More