Clubhouse, a rede das vozes

Um overview rápido sobre a rede social que está chamando atenção de gigantes da tecnologia – e criando ‘a febre da busca’ por convites.

Basicamente uma rede social onde se compatilha por voz, em salas organizadas por categorias. Clubhouse é um lugar para bate-papos casuais. Quando você abre o aplicativo, pode ver “salas” cheias com pessoas conversando – algumas abertas, outras para convidados e outras completamente escondidas, para que você possa entrar e sair, explorando diferentes conversas. Segundo o próprio app, “é um lugar para se encontrar com amigos e novas pessoas ao redor do mundo – para contar histórias, fazer perguntas, debater, aprender e ter conversas improvisadas sobre milhares de tópicos diferentes”.

bb16 2020 market opener billboard 1548 1605201920 compressed

Existe já há quase um ano e, desde ontem, começou a entrar no ritmo crítico de toda rede social – expansão rápida, corrida para lidar com todos que já estão lá e para quem ainda quer entrar. Já tem bastante gente por lá, podcasters, VCs, C-Levels, pessoas fazendo entrevistas, e grupos que vão de marketing até bem estar, abertos para bate-papo com todos, e não raro aberto para pessoas ao redor do planeta.

A empresa tem apenas 11 pessoas (até este momento), então corre para fazer o que precisa para manter tudo funcionando. O pouco que é o app já é, funciona bem, mas aparição do Mark Zuckerberg ontem na plataforma, entrando e saindo das salas, fez com que o algoritmo do app arrastasse todo mundo para as salas, e destacavam as mesmas salas para a home de todos, assim destruindo a estabilidade das salas que ele fazia o drop in. – Eu estava acompanhando uma entrevista com o co-fundador da Honest Company e infelizmente não conseguiram terminar o bate-papo porque todos estavam entrando e saindo em automático.

Importante: Só para iOS (iPhone) por enquanto e somente com convite. As conversas no Clubhouse acontecem em salas (ou Clubes). Em cada sala, você pode ser um moderador, um convidado ou apenas ouvinte.

telas 1

Guia Rápido de Funcionalidades

  • Encontrar pessoas para seguir: Toque no ícone da lupinha para pesquisar ou navegar por outros usuários no aplicativo.
  • Convites: quando houver convites disponíveis, você verá um ícone de envelope; toque para enviar convites!
  • Próximo calendário: toque no ícone do calendário para ver os próximos eventos e programas.
  • Feed de atividades: toque no ícone de sino para ver notificações recentes sobre contatos que acabaram de entrar no aplicativo, novos seguidores, convites para ingressar em clubes, mensagens de suporte do Clubhouse, etc.
  • Perfil de usuário: toque na foto no canto superior direito (ou slot de foto se você ainda não adicionou uma foto de perfil) para navegar até seu perfil de usuário, editá-lo e acessar as configurações e links importantes.
  • Quem está online: o botão “online” no canto inferior direito da tela inicial leva você a uma tela, também conhecida como “barra lateral”, onde você pode ver quais de seus amigos estão online. Você também pode simplesmente deslizar da direita para a esquerda na tela principal para chegar lá!
  • Iniciar uma sala: toque no botão verde grande para iniciar uma nova sala, escolha o tipo de sala e clique em “Let ‘s go”!
  • Salas: se houver salas ao vivo, você as verá no feed, com título, nomes dos palestrantes, nomes dos ouvintes que você segue e o número de participantes. Toque para entrar!

A exclusividade

Elon Musk entrou na plataforma, comentou sobre ela e pronto, o suficiente para fazer com que o app de um ano ganhasse notoriedade. E vem o ponto que está atiçando todos, no momento é apenas por convite.

Mas eis alguns pontos importantes sobre isto, o convite está atrelado ao número de celular. Caso for convidar alguém, você precisa adicionar a pessoa na lista de contatos do seu celular – no BR é +55 DDD NUM – para mandar o convite. 

Como a plataforma é nova, pode acontecer algumas coisas fora dos padrões descritos da comunidade, como por exemplo, pode ser que alguém esteja na lista de espera, e vocês já estão nos contatos um do outro no celular, neste caso você vai ver a pessoa na lista de espera, e pode ganhar a possibilidade de convidá-la, mesmo sem convites diretos.

Inicialmente, quando entrar na plataforma, irá receber somente 2 convites por pessoa, mas a plataforma está mudando rápido isto e logo deve ser para todos, existem casos também de algumas pessoas ganharem mais convites, varia dos próprios donos da plataforma.

Você pode organizar Salas em três categorias (Aberta / Com pessoas que eu sigo / Fechada). Existe também a opção de criar Clubs, mas por enquanto é algo on demand, que você precisa solicitar. Os clubs funcionam como grupos do Facebook, pode ser aberto ou fechado/exclusivo.

A rede social lembra o twitter no começo, quando realmente todo acesso sobre você é escondido, você pode adicionar seu link de Twitter ou Instagram, e basicamente sem limitação de caracteres para fazer um Bio do jeito que quiser.

Alguns cuidados para se tomar

Quando você convida alguém, esse terá você fixo no perfil dele. Logo abaixo como a pessoa que o convidou. – Não sabemos se será algo eterno ou só do momento da plataforma. A parte interessante é conseguir seguir o caminho do pão de quem foi convidado até descobrir o começo de tudo. A parte ruim é que se torna algo para ponderar por estratégia de imagem ou biz. E com tempo, pode ser inconveniente ter uma pessoa ‘ex’ desde emocional até biz ali destacado eternamente no seu perfil.

A pessoa que tu convida não pode fazer bobagem. Se essa fizer algo contra as regras – e até o que não está ainda nas regras, mas faz parte de um gigante bom senso, você também pode tomar um hit. Que pode ser bloqueio até banimento. Novamente, algo que acontece pela plataforma ser nova, e não se sabe se será assim sempre. 

Mas e o inverso? Se a pessoa que te convidou, fez algo ruim? Nada acontece contigo, mas pode tomar algum tipo de hit da plataforma. No geral, as regras estão muito instáveis e vão mudar muito ainda, e bem rápido.

Pessoas estão vendendo o convite já faz alguns meses no reddit e redes sociais afora. Não compre. Não venda. Estarás conectado a esta pessoa sabe-se lá até quando a plataforma ganhar atualização.

tela 2

O que está acontecendo por lá hoje?

Atualmente, pessoas depois dos seus +21 anos: Plataforma está longe de ser atrativa para jovens. TikTok está aí e não precisa se preocupar. O modelo de convite acabou determinando o perfil inicial da plataforma: Pessoas jovens adultas que trabalham em setores que envolvam movimentar dinheiro – desde ADS até VCs – até criadores de conteúdo. Nada ainda de salas de hobbies, ao menos para o Brasil.

Uma nota de badnews: Quando começar a popularizar, as pessoas consideradas ‘grandes’, devem começar a fazer salas escondidas e selecionadas só para convidados.

Um ponto rápido perceptível sobre inconveniência: Se você já tem aquela questão de bloquear pessoas ou pessoas te bloquearem, será bem ruim tentar participar de bate-papo do seu mercado. Pode ser que essa pessoa esteja em uma troca interessante, mas você não vai ouvir nada. O que pode te desanimar e desencanar de fazer boas trocas de ideias. Mas a plataforma também permite fazer o bate-papo estilo de evento, então, procure sempre bons e novos grupos, bloqueie quem precisa para não ter problemas, e siga bem encontrando seu novo grupo por aí.

É isto por enquanto, depois faço um guia para vocês, mas é importante ler todas as regras que estão em constante movimento.

Fique a vontade para seguir @juliomoraes e @wbrenner para acompanhar os próximos bate-papo. 

Fun fact: As fotos do app no smartphone mudam eventualmente, e são fotos de usuários da plataforma que a equipe seleciona eventualmente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (7)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More