Brasil integra projeto global e é palco para filme experimental de dança

O convite da companhia de dança californiana Jacob Jonas foi um alento em meio ao caos

Quatro meses de pandemia. Perspectivas? Poucas. E ainda um pessimismo assolava a criatividade. Em julho de 2020, o convite da companhia de dança californiana Jacob Jonas foi um alento no meio desse caos: integrar um projeto global de filmes experimentais de dança.

Films.Dance, em parceria com a Somewhere Magazine, instigou a mim e a outros diretores e diretoras de cena ao redor do planeta a gravar bailarinos consagrados em seus universos. Foram mais de 150 artistas envolvidos em 25 países para criar 14 produções originais. Amsterdam, Canadá, China, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos – de Los Angeles a Nova Iorque, Nigéria e Espanha foram também palco visualmente extraordinários para performances autorais.

Os ensaios que começaram pelo zoom me conectaram a dançarinos que se uniram para desenvolver a coreografia de Pássaro Distante, a terceira poesia visual lançada pelo projeto. A inspiração inicial foi a palavra saudade.

Em nossa produção, uma viagem espacial nos transporta para outra dimensão. Seja no som, no movimento ou nas locações não óbvias, uma mistura dos tons do Brasil com a vibração do cosmos. Criar o filme Pássaro Distante foi entrar em uma nave espacial e enxergar o futuro de uma outra perspectiva, quebrar paradigmas e trazer um novo olhar para a nossa terra. Foi um alento se inspirar na energia subjetiva expressa pelo corpo humano e ter esperança na arte.  

Estou à bordo desse foguete, na direção, junto com a coreógrafa Cassi Abranches, a diretora de fotografia Larissa Zaidan, a Figurinista Bru Fernandes e a produtora executiva Karin Nantes pela Untitled. Além de Luis Fernando, da Companhia Jovem do Bolshoi, Jovani Furlan, primeiro brasileiro a fazer parte do New York City Ballet, onde atua como solista, e Luanna Gondim e Maitê Nunes, ambas solistas no Perm Opera and Ballet Theatre. A música trilha foi construída especialmente por Ju Strassacapa e Malu Magri, floreando a composição de Andrei Martinez Kozyreff. Também colaboraram com seus talentos os músicos André Marrocos e Gabriel Lima. 

“Caminho longo e longe pra nenhum brasileiro botar defeito.” 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More