O queridinho Trello muda seu logotipo e reforça o novo posicionamento

O pacote completo do “rebranding” que não muda apenas a embalagem, mas o conteúdo em si, a comunicação, as soluções.

Existe entre os designers uma crença de que a cada 10 anos uma marca deve mudar de cara.

Com o Trello foi exatamente assim.

Lançado há 10 anos, poucos de nós podemos imaginar o trabalho sem essa ferramenta. Ainda mais agora, com times remotos e exigência por alta produtividade.

Não que não existam outras opções ao Trello. Sim, existem, e muitas. Mas de certa forma ele alcançou aquele patamar de alto glamour do branding: referência da categoria. Não encontrei se ele foi o APP pioneiro em organizar as pautas ao bom e velho método Kan Ban, mas pelo que conheço das rodas de publicidade, marketing e gestão, ele é o mais conhecido.

Lançada em 2011, a revista ”Wired” incluiu o Trello na lista “The 7 Coolest Startups You Haven’t Heard of Yet” (As 7 Startups Mais Legais Que Você Ainda Não Ouviu Falar).

Ela está prestes a celebrar seus 10 anos naquele estilo que os designers e profissionais de marketing piram: nova marca, novo posicionamento, novas funcionalidades. O pacote completo do “rebranding” que não muda apenas a embalagem, mas o conteúdo em si, a comunicação, as soluções.

No blog oficial, já abrem com a clara promessa: “Muito além do quadro: um Trello completamente novo”.

trello post oficial 01

E analisando aqui, é novo de verdade.

A visualização padrão por quadros que estamos tão acostumados, agora apresenta uma certa “responsividade”: você pode visualizar por Cronograma, Tabela, Painel ou Calendário.

visao de paineis trello

Essa mudança de visualizações faz com que o Trello se ajuste a cada tipo de projeto ou equipe.

A visualização por Cronograma é ideal para acompanhar projetos no estilo “sprint” sem que existam buracos entre o fim de uma etapa e começo de outra, mantendo uma visão geral de quem vai fazer o que, focando sempre no temido “deadline”.

trello visualizacao cronograma

Já a visualização por Tabela é mais apropriada quando o trabalho exige mais de uma equipe, ou quando os quadros ficam muito grandes. A Tabela mostra os cartões dos quadros selecionados dentro do seu time em uma planilha que pode ser classificada e filtrada para detalhar exatamente os cartões que você precisa ver.

trello visualizacao tabela

A visualização Painel comunica o progresso da equipe de uma maneira mais efetiva. São dashboards que trazem insights sobre como está o andamento das equipes. Você tem um panorama geral de produtividade, efetividade, prazos, etc.

trello visualizacao painel

E por fim a visualização Calendário é ideal para organizar produção de conteúdos, postagens em redes sociais, lançamentos. Ele mostra as datas de início e de entrega e os itens do checklist avançado que têm prazos definidos em um único lugar.

trello visualizacao calendario

As soluções e planos para o futuro envolvem muito mais coisas, como uma nova barra lateral e também a abertura da plataforma de visualizações do Trello para programadores terceiros poderem desenvolver ainda mais visualizações para os aplicativos e serviços que sua equipe utiliza.

Maaaaaassss…. tudo isso apenas poderá ser usufruído por quem tem a conta paga do Trello.

(Já posso ouvir um “aaaahhhh” bem sonoro).

E por fim agora, falo do novo design da marca.

(Deixei para o final de propósito, só como um lembrete de que marca é construída primeiramente pelo que você faz, e depois pelo que você tem a dizer e o design que tem a mostrar).

trello marca antiga marca nova
Marca antiga e marca atual do Trello.

Não encontrei ainda uma explicação oficial e técnica sobre o novo design. Apenas isso aqui:

“Para marcar a ocasião, nós empacotamos essa evolução do Trello em uma marca completamente nova, com atualizações na nossa logo, imagens e comunicação em geral. É um lembrete visual do nosso comprometimento em ajudar você a alcançar (e celebrar!) suas metas e desfrutar do trabalho diário da sua equipe durante o caminho.”

Mas algumas coisas posso pontuar, por serem mais perceptíveis aos designers e profissionais que atuam com o ambiente digital.

A marca antiga tinha uma personalidade mais informal. Por ter uma tipografia script mostrava-se bem simpática e acessível (até porque sendo lançada em 2011 – um ano depois do Instagram – as pessoas não tinham ainda experimentado esse grande boom digital que vivemos hoje no pós-pandemia).

A nova marca tem uma tipografia mais “digital”. Fonte moderna, sem serifa, que funciona bem em tamanhos reduzidos, para uma melhor aplicação nos diversos formatos e tamanhos de telas. Representa melhor legibilidade. A palavra “Trello” tem agora uma cor diferente do ícone, o que destaca o nome e o ícone (ou seja, ambos ganham contraste, uma contraposição visual, importante para quem busca trabalhar o ícone e o nome isolados um do outro).

O ícone (quadrado azul, com dois quadros dentro) sempre foi um elemento bem característico da marca e foi mantido. Só que agora as bordas do quadrado azul estão arredondadas, mostrando maior simpatia e leveza. O tom azulado mudou e está mais contrastante. O gradiente está “linear” (confesso que não sei o nome desse efeito) mas ele é feito por barras de cores lisas sobrepostas, começando de um azul mais claro e terminando num azul mais escuro. Contando aqui encontrei 6 linhas dessas barras, que juntas formam esse gradiente.

Por falar em gradiente, só uma observação: muitas marcas tem seguido a tendência por usar gradiente em seus logos (Instagram, Oi, Globo…). Com essa nova marca do Trello eu achei interessante o estilo meio retrô (como os gradientes que formavam o céu de vídeogames antigos). Me chamou a atenção porque deu um detalhe diferenciado e, você sabe: a riqueza do design mora nos detalhes.

Uma tendência que eles não seguiram foi usar o nome da marca todo em letras minúsculas (caixa baixa), o que marcas como Globo, Banco BMG, Bradesco e BRF tem usado. Não existe regras para isso, mas o consenso é que as letras minúsculas trazem maior aproximação com o público jovem, por “digitar” o nome da sua marca como a gente digita em chats informais: tudo minúsculo mesmo e de boas. Mas não é isso (isoladamente) que faz uma marca mais jovem, mais moderna, ou mais digital.

mardas letras caixa
Tendência de tipografia toda em caixa baixa.

Com a letra T maiúscula (ou com a marca antiga) o Trello jamais deixou de mostrar jovialidade, modernidade e adequação ao contexto digital.

Em minha opinião pessoal achei a nova marca muito adequada e muito bem vinda. Elegante. Manteve a identidade do ícone. Modernizou a tipografia. E não só quanto ao design, também são adequadas e bem vindas as novas soluções para esse mundo novo que estamos atravessando.

Depois faço uma outra postagem sobre essa questão do “gostei ou não gostei” quando se trata de estética. Acredito que podemos ser mais do que isso. Mas não é hora de falar disso aqui. Vou colocar no meu Trello essa pauta para essa nova postagem depois.

E de preferência na visualização de Cronograma =P

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More