Metro, um jogo para bagunçar caminhos

Em Metro, os jogadores colocam peças quadradas em cima do tabuleiro para formar linhas ferroviárias.

Antes de começar a newsletter, um lembrete: estamos concorrendo na categoria Mídia Escrita do Prêmio Ludopedia 2020. Se puder votar, vai ajudar bastante na divulgação do nosso trabalho. Agora, vamos ao disputado planejamento de Metro:

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 6
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 45 minutos
Fabricante/Editora: Queen Games/Calamity Games
Confira a faixa de preço

metro2

As Regras

Em Metro, os jogadores colocam peças quadradas em cima do tabuleiro para formar linhas ferroviárias. Só que é melhor se esforçar para fazer rotas longas, o tanto quanto possível, para conseguir mais pontos por cada linha ferroviária.

Sempre que uma peça conecta um trem a uma estação, o trem é retirado e o jogador ganha um ponto para cada peça que a rota cruza. Os jogadores marcam o dobro para conexões no centro do tabuleiro. Ganha quem fizer mais pontos após todos os trens serem usados.

metro3

A Jogatina

Jogos de ligar caminhos facilitam demais a jogatina para quem está começando. Metro, além da belíssima arte, adiciona também táticas para ampliar a pontuação, atrapalhar os adversários e acrescentar muitas variantes ao jogo original. E isso faz toda a diferença.

Esse mérito da edição brasileira (na época, pela Calamity Games) de colocar na caixa base quatro expansões enriquece bastante a rejogabilidade. Algumas variantes deixam o jogo muito dependente de sorte, mas como são regras alternativas, fica ao gosto dos fregueses colocar em mesa ou não.

Metro também fica mais caótico (ou estratégico, dependendo dos adversários) com mais pessoas jogando, mas as partidas funcionam bem em qualquer número. Essa flexibilidade, aliada a regras fáceis de entender conseguem trazer todos para a mesa.

A preparação pode demorar um pouco, mas sempre fica a vontade de jogar mais de uma partida, seja no formato original ou adicionando algo das expansões. Para quem gosta de tabuleiros competitivos (mas leves) essa vai ser uma das mais divertidas viagens em ferrovia que você vai fazer.

metro4

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More