Mozart e Einstein: mulheres incríveis que deveríamos ter conhecido antes

Duas campanhas inspiradas no mês das mulheres apresentam ao público figuras femininas de grande destaque, mas que a história não reconheceu (ainda)

Março é, ano após ano, marcado por diversas homenagens às mulheres, no plural e no singular. Nos últimos anos, tivemos o prazer – especialmente com o apoio e incentivo de diferentes marcas – de descobrir algumas que eram totais desconhecidas, mas que foram (e poderiam ser ainda mais) de grande importância para o mundo e sua arte, cultura, ciência e outras disciplinas. Por meio de campanhas na última semana, descobri duas delas, que divido abaixo com vocês.

Mr. Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart é uma das maiores referências históricas no piano e na música. O que pouca gente sabe (eu mesmo não tinha ideia) é que sua irmã, Maria Anna Mozart, também tinha grande talento com as partituras e as teclas. Porém, os padrões da época – meados de 1700, na Áustria – impediam jovens mulheres de se dedicar à arte, obrigando-as a se manter totalmente focada no cuidado de suas casas, maridos e filhos.

Infelizmente, apesar da história descoberta, nem uma simples partitura foi encontrada com a assinatura de Maria Anna. Mas um projeto da LG Eletronics para o mês das mulheres utilizou tecnologia e 66 cartas trocadas entre ela e seu irmão famoso, além de 90 páginas de seu diário, para transformar pensamentos e padrões de linguística em uma homenagem em forma de canção à potencial artista.

O processo considerou a frequência de diversas sílabas usadas nos textos de Maria Anna, fazendo sua transformação para notas musicais. O resultado virou a canção ““Das Königreich Rücken”, um reino imaginário citado nos textos trocados entre os irmãos, com apoio do software Wave Tunes e da pianista Heloisa Fernandes, que reorganizou cada uma delas em tempo e sequência harmoniosas o suficiente para formar uma peça de piano ao estilo da época.

A ideia foi criada pela AlmapBBDO reforçando o lançamento da caixa de som portátil LG XBOOM GO, contando ainda com filme produzido pela Belgrado e produção musical da Supersonica. Abaixo, você assiste à peça publicitária e, na sequência, à música originária do processo. Mais informações sobre os bastidores do projeto estão no site projetomsmozart.com.br.



#NobelForMileva

Outra mulher notável, conectada a um homem considerado gênio em seu campo de atuação mas com existência – e trabalho – quase desconhecido é Mileva Marić, primeira esposa de Albert Einstein. Mais do que companheira de vida do físico mais famoso da história, Mileva não foi apenas uma física e matemática sérvia de grande talento, mas também coautora de diversas teorias de seu marido – inclusive da Teoria da Relatividade. Mesmo assim, nenhum dos grandes prêmios que envolveram seus conhecimentos dão a ela os devidos créditos.

Buscando reparar o equívoco histórico e dar luz à mais uma mulher de contribuição fundamental para a ciência mundial, a ONG inglesa Inspiring Girls iniciou o movimento #NobelForMileva. Mais do que gerar awareness, a campanha tem um ambicioso objetivo: convencer a Fundação Nobel, na Suécia, a reconhecer o trabalho de Mileva no prêmio recebido por Albert em 1921 e incluir seu nome como vencedora.

Criada pela SunsetDDB, a ação conta um pouco da história da cientista e convida o público a replicar a clássica e famosa foto de Einstein com a língua para fora nas redes sociais, junto com a hashtag em questão. A iniciativa será reforçada ainda por intervenções de graffiti e arte urbana por diferentes artistas ao redor do mundo, além de um molde de busto da própria Mileva, com a língua para fora, para ser impresso em 3D.

No fim de março, o projeto ganha o reforço de um filme de animação em curta metragem, voltado ao público infantil e contando a história de três meninas apaixonadas por ciências, que encontram na figura da Mileva a inspiração para seguir seus sonhos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More