Case: o Reality Show em que o vencedor ganhava… um rim

Em 2007, um produtor de televisão holandês teve uma ideia que chocou o mundo: um reality show em que pacientes disputavam um rim.

As pessoas vêm, normalmente, com dois rins saudáveis de fábrica. Só precisamos de um para sobreviver, portanto, o segundo pode ser doado sem grande risco para o doador. Porém, vender um rim é ilegal na maior parte do mundo, por questões morais e práticas.

Dadas as restrições políticas e legais relativas às transações de rins e outros órgãos em geral, outras soluções “alternativas” costumam vir à tona.

Por exemplo, teve um caso super nobre, de dois laureados com o Nobel da Economia que ganharam o prémio pelo seu trabalho com a “Matching Theory” (“teoria da compatibilidade”) que, como o New York Times reportou na época, tem aplicações práticas e diretas para aqueles que estão na fila de doações de rins.

Maaaas… se tem lugar para Prémio Nobel, com certeza também tem lugar para o seu oposto. E qual seria?

Um reality show, claro.

De Grote Donorshow

41971259 1280x720 1

Em 2007, um produtor de televisão holandês teve uma ideia que chocou o mundo: um reality show onde três pacientes, todos precisando de um rim, apresentavam o seu caso ao público.

Perto dalí, uma doente terminal, com seu rim saudável, disposta a doá-lo após a sua morte, de acordo com o que os telespectadores considerassem ser o candidato mais merecedor do orgão.

657917
quem está na frente na corrida por um rim?

O programa, chamado De Grote Donorshow (algo como “o show do grande doador”), foi no mínimo, controverso.

Foram várias as tentativas de interrupção imediata solicitadas pela Dutch Kidney Foundation. Muitos declararam que o programa era absurdo e motivo de vergonha para a Holanda inteira.

Mas toda essa polêmica foi bem-vinda.

Na verdade o De Grote Donorshow não era um programa de verdade, foi uma farsa. Foi feito para aumentar a consciência da falta de rins disponíveis nos Países Baixos e da baixa taxa de registo de doadores de órgãos do país.

A doente terminal era uma atriz e não havia nenhum rim para ser doado. Os três doentes com insuficiência renal precisavam de fato de rins, e toparam participar para trazer mais verdade e ajudar a causa.

O resultado?

A pegadinha funcionou. Segundo o portal de notícias holandês NU.nl, poucos dias após o final do programa, mais de 40.000 formulários de doação foram preenchidos no site de registo nacional de doadores. E depois de aproximadamente um mês, mais de 7.000 novos doadores foram registados.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More