Swell, o novo Clubhouse

É a secretária-eletrônica coletiva :)

O Swell é uma espécie de secretária eletrônica versão 2021em que todo mundo pode deixar -e ouvir – mensagens.

Assim como o Clubhouse, é uma plataforma de áudio, mas a diferença é que no Swell você simplesmente deixa ou ouve suas mensagens quando quiser, sem precisar estar presente naquele exato momento em que todo mundo está no papo. Conversas assíncronas, para ser mais sofisticado. É a mesma dinâmica que você usa quando deixa um áudio no WhatsApp (ou similar), só que é um papo em grupo. O Clubhouse funciona como um pequeno evento, uma reunião. E o Swell é A tal secretária-eletrônica coletiva.

Como funciona?

Funciona assim: você pode iniciar uma conversa com um áudio de até cinco minutos, que pode ser acompanhado por imagem, um texto e/ou links para enriquecer a discussão. Os demais usuários, então, podem deixar suas próprias impressões sobre o tema, com áudios também de no máximo cinco minutos.

As conversas podem ser privadas, disponíveis somente apenas para o seu grupo de amigos, ou públicas — neste caso, as respostas serão estruturadas como uma thread de comentários, como algo que você veria no Reddit, para organizar os fluxos de discussão.

O que achei mais interessante foi o posicionamento e o propósito encontrado pelos criadores da Swell, o casal Sudha Varadarajan e Arish Ali, que explicam que essa dinâmica é melhor porque “eleva o nível das conversas”. Ao dar a cada usuário a oportunidade de responder a discussão ao seu tempo, é possível refletir melhor sobre as palavras e a abordagem a ser utilizada, evitando colocações impensadas e aqueles momentos de raiva momentânea pelos quais todos nós já passamos durante uma discussão acalorada.

Na mosca. O problema de 99% dos conteúdos em áudio (podcasts inclusive) é que as pessoas falam de improviso demais, fica prolixo, pessoas disputam o palquinho e o resultado é nada mais do que poluição sonora. Com o Swell a promessa é de um pouco mais de ordem, um de cada vez.

O Sweel é gratuito e sem anúncios e pode ser baixado na App Store aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More