As 9 coisas mais legais no papo com o Willie Nelson no SXSW

Já foi lineup em 1992, mas seu ônibus quebrou. Agora participa oficialmente e fala de angústia na pandemia e de seu “empreendedorismo-cannabis”

O simpático e sempre de boa-na-lagoa Willie Nelson (87) participou ontem pela primeira vez do SXSW em uma entrevista pré-gravada, de 40 minutos, que ele respondeu lá de sua fazenda, em Luck, no Texas. Ué, mas o cara é o maior símbolo do Texas e participou só agora? Pois é, na verdade ele estava programado como destaque em 1992, mas na época seu ônibus quebrou e ele não chegou a tempo. Como compensação, Willie fez uma apresentação surpresa e não oficial na orla do Auditório (agora Vic Matthias Shoals).

(vale um comentário sobre o material: um papo de 40 minutos, pré-gravado. O registro do SXSW em versão online custa 345 dólares, praticamente 2.000 reais. Sinceramente acho um modelo questionável, poderia oferecer mais – no mínimo uma live – ou custar menos. Um talk show exploraria basicamente os mesmos tópicos. Em tempo: o papo é ótimo, Willie também, sempre. Mas os eventos online ainda não estão redondos. Seguimos agora com a programação normal do post ;)

60526100733fc.image
Willie, direto da sua fazenda

Agora, nessa edição do SXSW de 2021, que coincide com o lançamento do álbum “That’s Live” (recomendo sua entrevista no podcast do Conan O’Brien, bem divertida), Willie finalmente tem sua participação oficializada e seu trabalho reconhecido no festival, como músico, pelas suas atuações em filmes e pelo seu ativismo para promover a legalização da maconha e pelo direitos dos animais.

E agora que a maconha está virando um tremendo negócio lucrativo, Willie está virando um empresário de peso, por vocação e autoridade no assunto, desde a década de 60 :) Na verdade é mais um embaixador. Ele tem o Willie’s Reserve, uma linha produtos com THC (o principal composto da cannabis) e o Willie’s Remedy, com produtos à base de cânhamo.

Andy Larger (da Langer da Austin Urban Extreme Radio) relembrou o que o diretor do programa SXSW Hugh Forrest disse: “Ninguém é melhor do que Willie Nelson, mais influente culturalmente, ou mais ligado a criatividade de Austin, e nos sentimos extremamente honrados por ele estar no SXSW online “.

As 9 coisas mais legais do papo

Sentado no ônibus pra fingir que está indo pra algum lugar

Nelson revelou que durante a pandemia sentiu tanta falta de estar no ônibus de excursão que “de vez em quando vou até lá e me sento nele, só para fingir que estou indo a algum lugar”. Mas negou que dorme o tempo todo. “Quando estou em casa, provavelmente não durmo muito no ônibus, mas quando estou na estrada, durmo no ônibus. Eu nunca entro porque tenho tudo o que preciso no ônibus. Billy Joe Shaver disse que a coisa mais próxima de ser livre é estar em movimento. Mudança. E acho que a próxima melhor coisa é estar no ônibus de excursão, pensando que você pode se mover a qualquer minuto”.

Willie Nelson malha todo dia

Seguindo a filosofia de que “você só é tão jovem quanto se sente”, Nelson disse que há elementos de rotina que o ajudam a permanecer assim. “Eu tento me exercitar todos os dias… Há certas coisas que tento fazer todos os dias – correr um pouco, andar um pouco, o que quer que seja. Se você não o usa, você o perde. Acho que é isso que me ajuda a manter-me assim”.

Aposentadoria

‘Bem, você não pode fazer um come back depois de se aposentar’. Por isso, posso me aposentar amanhã. Mas eu voltarei”.

Disco de família

Durante a pandemia ele gravou um “disco de família…eu e todas as crianças juntas, irmã Bobbie (Nelson)…Começou por ser um álbum gospel e depois adicionamos esta canção e aquela canção e finalmente decidimos chamá-la de álbum de família. Foi realmente muito divertido de se fazer”. Nenhum título ou data de lançamento foi anunciado ainda.

Pai de sete, de 4 casamentos

Como o pai de sete filhos, Nelson – que já foi casado quatro vezes – diz que sua filosofia de pais veio de um de seus ex-sogros. “Ele disse: ‘Siga meu conselho e faça o que quiser fazer’. Acho que isso é bom…tenho orgulho dos meus meninos, orgulho das meninas…de toda a família. Todos na família são lutadores, duros como pregos. Eles surgiram da maneira difícil, de muitas maneiras, mas se tornaram seres humanos. Estou orgulhoso de cada um deles”.

Willie Nelson é fera no dominó

“Sou difícil de bater no dominó. Qualquer um pode me derrotar no xadrez ou no golfe. Quando eu era criança, jogava dominó o tempo todo. Havia estes velhos que se reuniam e jogavam dominó. Quando tinha que ir a algum lugar, eles me faziam sentar com eles um pouco. Se eu cometesse um erro, eles me davam uma surra, então eu aprendia a jogar dominó”.

Amizade com Muhammad Ali

Ele tinha uma forte amizade com o falecido Muhammad Ali e mantém uma foto inscrita “Service to others is the only rent we pay for our room here on Earth” na parede em Luck. “Muhammad Ali era um grande homem, um grande ser humano e lutou, literalmente, por aquilo em que acreditava, eu o amava. Uma vez ele me deu um saco de pancada, entrou e me mostrou alguns golpes Nós éramos grandes amigos”.

Maconha

Nelson disse que ele está animado com os movimentos de legalização e descriminalização da maconha nos Estados Unidos. “Acho que fizemos muitos progressos ao longo dos anos, desde a primeira vez que fui preso por maconha”. Percorremos um longo caminho. Há muitas pessoas que embarcaram nesse trem e perceberam que a maconha é medicinal, ela pode ajudá-lo de muitas maneiras, e quanto mais você pensar sobre isso e quanto mais você perceber que isso é verdade, mais pessoas em mais estados a legalizarão… A maioria dos estados está a caminho”.

Ele creditou ao fumar maconha o fato de ajudá-lo a manter seu temperamento e ego sob controle. “Isso me impede de matar pessoas – ou me impede de ser morto”. Mas pense positivo — isso ajuda…Perdoar, esquecer e seguir em frente. É assim que eu vivo”.

Próximo desafio na lista? Ganhar um rodeio

“Ainda não ganhei (rodeio) All-Around Cowboy…tenho muitos cavalos aqui fora para garantir que não chego lá”.

A pandemia Covid-19 afetou diretamente a indústria musical

Desde o ano passado, o cantor Willie recolheu seu time de campo e cancelou várias de suas apresentações ao vivo.

“Este é o pior momento da minha vida. Nunca estive tão deprimido. Tento ser positivo. O desempenho não é apenas ruim para mim, mas também para o público. Antes da pandemia, todos nós sentíamos falta de nossas vidas. Mas , Tenho muita sorte, está tudo bem “

Willie Nelson

Willie já foi vacinado: “Quando as coisas voltarem ao normal, será um novo nível de entusiasmo para mim, pessoalmente. Vai ser um desafio. E, isso acontece sempre que voltamos a nos mexer”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More