Quanto tempo até a população estar imunizada?

Em um ano onde grande parte das pessoas se tornou especialista em imunologia curiosa sobre o funcionamento de infecções virais, termos como imunidade de rebanho passaram a fazer parte do repertório popular.

Grosso modo, ela refletiria um índice de imunização em uma população de forma a reduzir a possibilidade de propagação de um contágio (efeito de rebanho – herd effect). Ela não elimina uma infecção, mas fornece um cenário mais difícil para seu crescimento.

Não há um número mágico e único, já que outras variáveis afetam uma disseminação e cada patógeno tem características próprias. Diferenças climáticas, na saúde da população em geral e na eficácia do antígeno também podem fazer com que o índice para se atingir o efeito de rebanho varie de 0% a 100% de imunização (o que não ajuda muito para se determinar um objetivo).

Especificamente para a COVID-19, há estudos que apontam entre 62,5% e 85% como referências válidas para se atingir este efeito, o que pode ocorrer tanto por meio da vacinação ou, na falta de uma expressão melhor, deixar a natureza seguir seu curso e a infecção se espalhar entre a população.

Claro que, em infecções letais, esta segunda opção significa mais vidas perdidas e sobrecarga do sistema de saúde – razão pela qual, para a COVID-19, não deveria ser uma alternativa moralmente válida.

Considerando a amplitude acima (e todos os “poréns”), o índice de 67% pode ser adotado como referência para indicar potencial de estabilização do SARS-CoV-II nos 20 países mais afetados.

Diversos países do mundo já iniciaram a vacinação de sua população, uns em ritmo mais acelerado – em parte graças a populações menores, em outra à eficiência de sua gestão – e outros ainda em passos incertos e inconstantes.

imagem 2021 04 02 174846

Para entender onde estamos – e para ajudar na pressão contra os governantes -, com base nos índices e ritmo de vacinação fornecidos pelos países, o site TimeToHerd.com calcula a quantidade de dias necessários para se imunizar a população de diversos países do mundo.

Considerando as projeções hoje (02/abr/21), é estimado que Israel (país proporcionalmente mais adiantado com relação à vacinação) deva atingir 67% da população vacinada em 88 dias; o Reino Unido em 96 dias; o Chile – que lidera na vacinação proporcional na América Latina – em 75 dias.

O Brasil, caso não evolua em seu ritmo de imunização, alcançará esta marca em 524 dias (mais ou menos 1 ano e meio).

Claro que estes são cálculos projetivos e ilustrativos tendo como base a situação atual; espera-se (muito) que o ritmo da vacinação aumente nas próximas semanas.

Mas, até que seja seguro, máscara na cara, álcool em gel nas mãos e festa só pelo Zoom.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More