Pneus que nunca furam

Startup criada em 2020, fez parceria com a NASA que, por sua vez, já tinha desenvolvido uma tecnologia de pneus de liga com memória de forma (SMA) para ser aplicada em rovers.

Uma das coisas mais chatas dessa vida é perceber que o pneu do carro furou, especialmente se você não sabe como trocá-lo!
Esse é aquele momento de passar o óleo de peroba na cara e ir à caça de algum transeunte com semblante cordial e caridoso, que possa oferecer uma mão. Digo, duas!

Pois o que parecia um devaneio está perto de se tornar realidade!
Uma startup chamada Smart Tire Company, criada em 2020, fez parceria com a NASA que, por sua vez, já tinha desenvolvido uma tecnologia de pneus de liga com memória de forma (SMA) para ser aplicada em rovers, durante suas missões espaciais na lua e em Marte.
Trata-se do “pneu ecológico” que é elástico como a borracha e forte como o titânio, segundo os fabricantes.
Eles são compostos por molas interconectadas, um material leve e avançado chamado NiTinol+ e não furam, porque não exigem inflação.

A princípio, os pneus, batizados de “Metl”, começarão a ser usados em bicicletas.

pneu bicicleta

Esses novos pneus devem chegar ao mercado já a partir de 2022 – nas cores dourada, prata e azul metálico – com a garantia de bom desempenho tanto em asfalto, quanto em cascalhos e até mesmo em solos mais radicais, como na prática de mountain bike, mas o plano é levar o benefício também para motos e automóveis em um futuro próximo.

Veja o teste:

Como podemos ver, esse artefato soluciona vários problemas numa tacada só:

  • conforme autoridades de trânsito dos Estados Unidos, 20% das chamadas de emergências nas estradas são feitas por causa de pneus furados.
  • é sabido de todos que a qualquer momento a indústria automobilística lançará veículos autônomos, mas diante de um pneu furado, de nada vale um carro sem motorista!
  • pneus mal calibrados exigem um consumo maior de combustíveis fósseis, o que contribui pro aumento da poluição ambiental.
  • a indústria de pneus á altamente poluente. Calcula-se que, por ano, 50 bilhões de quilos de pneus usados são queimados ou descartados em aterros sanitários. 
    Além disso, especialistas dizem que cerca de 30% de todos os microplásticos que poluem os oceanos vêm de pneus.

Em suma: o pneu do futuro é ecológico, é sustentável e o meio ambiente agradece!

Ainda não há estimativa de quanto ele vai custar ao bolso do consumidor, mas a torcida é que a gente não precise vender o carro pra comprar os pneus, né?

Conheça um pouco mais dessa proposta revolucionária, no video abaixo:

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More