Colt Express, um bangue-bangue em tabuleiro 3D

Assaltar um trem para ser o bandido mais rico do Velho Oeste. Essa é a premissa de Colt Express, um tabuleiro em 3D com programação de movimentos, disputas caóticas e um visual muito imersivo para a jogatina.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 6
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 40 minutos
Fabricante/Editora: Ludonaute/Meeple BR Jogos

colt express2

As Regras

O jogo consiste em cinco rodadas, com duas fases. Inicialmente, cada jogador joga cartas de ação em uma pilha comum, face para cima ou para baixo, dependendo do tipo de evento. Na segunda fase, as cartas de ação são executadas na ordem em que foram colocadas.

Colt Express possui um trem em 3D no qual os bandidos podem passar de um carro para outro, correr no telhado, atirar em outros bandidos, roubar os passageiros ou deixar o Xerife fora de posição. Tente prever ações e evitar erros para obter a maior quantidade de dinheiro possível.

colt

A Jogatina

Um trem em 3D como tabuleiro. Com uma apresentação dessas, Colt Express promete desde o início uma experiência marcante. São seis vagões disponíveis (coloca-se um para cada jogador na partida) e a locomotiva. É preciso cuidado para manusear os meeples dentro dos vagões, mas nada que prejudique o andamento.

A mecânica de programação de ações nas cartas e uma certa aleatoriedade de condições em cada turno cria aquele caos divertido, típico de party games. Outro ponto positivo são as cartas de tiro, que não eliminam os outros jogadores. Elas vão para a mão do adversário atingido e podem ocupar o lugar de cartas de ações úteis.

Os eventos no fim das rodadas adicionam mais lenha na fogueira do planejamento dos jogadores. Não é raro esquecer a ordem e o que ainda é possível fazer nas jogadas. Perder o controle (seja por falta de atenção ou ações de outras pessoas) não é frustrante e gera situações bem engraçadas.

Os poderes de cada personagem também colocam outra camada de táticas na jogatina. Para quem gosta do Velho Oeste e de confrontos divertidos, o tabuleiro não decepciona. Fica a expectativa de lançarem as ótimas expansões do Colt Express no Brasil e ampliar a rejogabilidade desse “banzé” na mesa.

colt express4

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se na newsletter, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More