Misty, um card game de desenhos na janela

Pegar desenhos de uma janela embaçada e montar uma ilustração. Com tema inusitado, arte delicada e partidas rápidas, Misty é uma boa pedida de card game para brincar entre jogatinas de board games mais complexos:

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 6+
Duração da partida: 20 minutos
Fabricante/Editora: Helvetiq/PaperGames

Misty2

As Regras

Em Misty, cada jogador deve montar uma janela com 12 cartas. Primeiro, os jogadores escolhem uma carta da mão e então passam as cartas restantes para o vizinho. Quando todas as cartas tiverem sido jogadas, algumas delas serão movidas e cobrirão outras.

As que forem tampadas serão eliminadas do jogo. Para vencer, é preciso planejar e otimizar sua janela para marcar o máximo de pontos. O primeiro jogador a vencer duas rodadas será declarado o vencedor da partida.

misty3

A Jogatina

O tema de Misty é meio estranho no começo, mas ambientações inusitadas sempre adicionam uma camada de curiosidade. A verdade é que a arte carismática do jogo é uma (boa) desculpa para justificar o que, na essência, é um belo card game abstrato. Misty divide-se em duas mecânicas para funcionar.

A primeira parte é um draft de cartas (escolha uma carta e passe o restante para o adversário ao lado). Ao descer a peça escolhida, é preciso colocá-la em um grid imaginário de 4×3 (ou 3×4), sempre prestando atenção em como as movimentações dessas cartas ocorrerão na próxima etapa.

Após a criação do “vitral”, cada jogador movimenta as cartas de acordo com os sentidos da seta. A ordem deste movimento é decidida por cada jogador, para maximizar os pontos possíveis. Cada carta sobreposta fica “embaçada” e sai da mesa. O que sobrar vale ponto. Algumas combinações dão mais de um ponto por carta, mas são limitadas.

Misty funciona bem demais entre partidas de jogos mais complexos. É uma opção leve, rápida, com arte delicada e de placar apertado. A PaperGames lançou no Brasil duas cartas extras de movimentação diagonal. Vale a pena correr atrás delas para ampliar a rejogabilidade e curtir mais táticas de pontuação.

misty4a
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More