Dove escancara o perigo da selfie perfeita

Pesquisa recente indicou que, aos 13 anos, 80% das garotas dizem distorcer sua aparência online, em busca da aprovação dos outros.

A vida perfeita das redes sociais desestabiliza quem a vê, já que a tendência pela comparação é real e, muitas vezes, inconsciente. Pesquisas vêm comprovando reiteradamente que a maior preocupação online, para uma a cada três jovens, é a de comparar a sua vida com a de outras pessoas. Quando o assunto é beleza, o impacto tem sido ainda mais alarmante. Vejam vocês que, aos 13 anos, 80% das garotas dizem distorcer sua aparência online, em busca da aprovação dos outros.

dove selfie self esteem project 1619017147 1

Dove, que há 12 anos tem a missão clara de garantir que a próxima geração cresça desfrutando de um relacionamento positivo com sua aparência, resolveu agir, porque acredita que a crescente fixação por uma aparência computadorizada e pouco realista pode representar riscos físicos e psicológicos.

Criado pela agência Ogilvy UK, Reverse Selfie apresenta uma jovem dependente da validação social. Como o nome sugere, o filme traz uma história contada ao contrário, revelando quais efeitos digitais foram largamente utilizados ​​para criar a imagem da “beleza perfeita”. Cabelos volumosos, harmonização facial para atingir a “melhor” simetria, filtros que garantem a pele sem defeitos, maquiagem e tudo mais em uma selfie altamente editada, postada com a típica legenda “meu novo visual”. A jornada inversa termina com a menina apática, olhando para o espelho, obviamente descontente com sua aparência.

Por fim, vale lembrar que a pandemia impulsionou o uso das redes e, por consequência, seus efeitos. Fiquemos atentos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More