Retratos da violência doméstica na grade da Rede TV

Cerca de 720 mulheres sofrem violência, em um só dia, no Brasil. E. Ninguém. Se. Choca.

Essa semana eu fui impactada por uma ação que me causou desconforto, num mix de tristeza e urgência. E, até por isso, entendi sua potência. 720 retratos de violência doméstica interromperam a programação da Rede TV, ao longo de 24h, com objetivo de traduzir, da maneira mais escancarada possível, a frieza dos dados expostos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em que a cada dois minutos, uma mulher é agredida no Brasil. 

Este tema me pega, sempre. Mas estes números deveriam causar desconforto em todo mundo.
Vou repetir: cerca de 720 mulheres sofrem violência, em um só dia, no Brasil. E. Ninguém. Se. Choca.

O contexto não é novo, mas é crescente. Há números que comprovam o salto de cerca de 50% nas denúncias formais e as menções ao tema em plataformas sociais tiveram um aumento de chocantes 200%, desde que a pandemia começou.

E por isso, eu gostaria de ressaltar a iniciativa e a coragem de todos que estiveram envolvidos nesta ideia, assinada pela agência We, para a Associação Fala Mulher, e também da Rede TV que topou abrir sua programação com 720 interrupções, em um só dia. O video da ação traz um compilado de todos os retratos coletados, confira:

Vale lembrar que, segundo a ONU, temos no Brasil uma das leis mais importantes do mundo, no enfrentamento da violência doméstica, e que a Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O site do Fala Mulher traz uma imagem ótima, com um compilado de sinais para ajudar as mulheres a se perceberem numa relação abusiva, além de um teste rápido com o mesmo objetivo, espie:

Se você está passando por isso, lembre-se que não precisa enfrentar sozinha. Peça ajuda, converse com uma amiga ou um familiar e, em caso urgente, ligue para 180.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More