Sabe quem é ela? “Alexa… quem é você?”

Depois de 7 anos, a voz da Alexa foi finalmente revelada extra-oficialmente na última terça-feira.

-“Alexa, qual a previsão do tempo para hoje?” A voz misteriosa, sexy e sutilmente robótica que responde a esta e outras perguntas foi, finalmente identificada depois de 7 anos.

Em um artigo publicado na última terça-feira (11) na revista Wired, o jornalista Brad Stone dá uma pista da identidade secreta por trás da assistente de voz mais famosa do mundo.

A revelação faz parte de um capítulo do próximo livro de Stone sobre a gigante da tecnologia Amazon Unbound, algo como Amazon Sem Limites. No livro, o jornalista afirma que rastreou a dona da voz de Alexa e que ela é Nina Rolle, uma dubladora de Boulder, nos EUA. Mas, até o momento, nem Rolle nem a Amazon confirmaram a reportagem.

Para chegar à sua conclusão, Stone afirma que conversou com várias pessoas da comunidade de locução profissional, mas a própria voz de Rolle sozinha já é uma prova de que ela pode ser a Alexa. Entre os inúmeros trabalhos da dubladora e locutora disponíveis, o jornalista separou dois que podem ser uma prova da sua descoberta.

Veja se você acha que é ela mesmo ou não:

Essa história de se preservar a identidade de personagens que atuam exclusivamente pela voz é de praxe. Eu cresci imaginando como seria a cara do Lombardi, o “assistente de voz” do Silvio Santos. Um dia ele foi revelado e entendi que a reação só pode ser uma: a decepção. Não que o Lombardi seja uma pessoa decepcionante, mas cada um cria uma imagem diferente do personagem e quando a real é revelada, ela é no mínimo, diferente daquela pessoa que você imaginou.

No caso das assistentes de voz digitais a diferença nem chega a ser tão grande, os rostos se encaixam com a voz com uma certa presibilidade. Provavelmente pelo fato de não serem um personagem tão elaborado e presente, pelo menos por enquanto. Mas isso tem mudado, com o desenvolvimento da personalidade da Siri, da Alexa etc, com respostas mais engraçadas e humanas.

Enfim, taí a Alexa, interpretada pela Nina Rolle.

A SIRI, a assistente de voz da Apple, foi revelada em 2013: a atriz de voz Susan Bennett.

BÔNUS (direto da nossa seção de curtas):

BÔNUS 2: Alexa é um nome bem mais legal que Siri (na minha opinião). O que me fez lembrar deste outro post que escrevi sobre o “Efeito Bouba Kiki”, que mostra como palavras mais “redondas” (como Alexa) e menos “pontiagudas” (como Siri) são mais acolhedoras

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More