Intel e Newzoo: personagens diversos atraem mais gamers

Diversidade no universo gamer é um tema que está na ordem do dia. Apesar de muitos avanços, inclusive no Brasil, onde a Pesquisa Game Brasil 2021 já identificou a maior parte feminina nos jogos mobile, ainda há muito que avançar. Um estudo da Intel, desenvolvido pela consultoria Newzoo, com 1.824 pessoas nos Estados Unidos com idades entre 10 e 65 anos e que se identificaram como jogadores, mostra que diversidade e inclusão ainda é um tema que precisa avançar.

O levantamento revelou que o mercado de jogos deixa a desejar em termos de representatividade, tanto na base de jogadores quanto nos próprios games. Mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIA+ e indivíduos com deficiência são frequentemente esquecidos. Dentre os principais insights da pesquisa, está o fato de que 47% não se interessam por jogos que acham que não foram feitos para eles. Além disso, os dados também mostram que games com personagens mais diversificados atraem um grupo mais amplo de jogadores e podem até a incrementar a popularidade de um gênero ou franquia entre um público mais amplo.

Outro ponto importante é a acessibilidade. Embora esse tenha melhorando, ainda há espaço para avançar. Uma das oportunidades para desenvolvedores de hardware e software é atender a mais pessoas em categorias socioeconômicas mais baixas que são excluídas, sem ter acesso a produtos com preços mais elevados. A importância da acessibilidade fica mais clara quando olhamos para a popularidade das assinaturas de bibliotecas de jogos, que são especialmente difundidas entre pessoas negras.

Por fim, jogadores querem que as empresas assumam uma posição. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos jogadores sente que as marcas devem ter uma postura ativa em relação a questões sociais, independentemente da etnia, identidade de gênero ou orientação sexual ou se o entrevistado tem alguma deficiência. Ficar em cima do muro pode parecer a opção mais segura para as empresas, mas assumir uma postura ativa pode levar a um maior engajamento e receitas mais elevadas entre o diversificado público de jogos.

Volto logo com mais novidades de negócios, marcas e conteúdo do mundo dos games e e-sports!

Leia também:
– Os planos do Itaú nos e-sports incluem Flakes Power e Fortnite
– Os passos da Havaianas para construir uma ilha em Fortnite
– O que faz do game uma propriedade intelectual?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More