Jornalismo através de quadrinhos já está na TV aberta aqui no Brasil

A novidade foi importada, e agora alcança também a TV aberta.

Não é de hoje que os quadrinhos (graphic novels) se apropriaram de assuntos jornalísticos. Desde Maus (do cartunista Art Spiegelman) que em 1992 tornou-se o primeiro graphic novel a ganhar o prêmio Pulitzer, a coisa foi tomando mais corpo.

Maus é um quadrinho que retrata com tamanha crueza as experiências do pai do autor (Spiegelman) que sendo judeu polonês sobreviveu ao Holocausto.

maus uod

Outros quadrinhos seguiram nesta esteira, não só nas produções, como nas premiaçõs. É o caso de Welcome to the New World (do jornalista Jake Halpern e do ilustrador Michael Sloan). Através de uma série semanal em vinte partes publicada pelo jornal New York Times em 2017, a obra também recebeu prêmio Pulitzer na categoria de charges e tiras.

A temática é atualíssima: dois irmãos sírios fogem da guerra civil no país e tentam recomeçar a vida ao lado de suas famílias nos Estados Unidos de Donald Trump.

welcome uod

Aqui no Brasil, o cartunista de maior reprecussão quando o assunto é jornalismo é Alexandre de Maio. Autor de quadrinhos como Raul, que foi finalista do Jabuti, fez um especial sobre jornalismo em quadrinhos na revista Problemas Brasileiros e assinou a HQ Unaí nunca mais, sobre a chacina ocorrida na cidade do interior de Minas Gerais.

É Alexandre de Maio que o Jornal da Record convidou parta ilustrar uma reportagem falando sobre tráfego de órgãos. Confere aí:

O foco aqui da postagem não é falar sobre esse problemático e dolorido problema do tráfego de órgãos, mas mostrar como o apoio de um cartunista pode trazer um olhar atual e criativo para a expressão jornalística no Brasil.

É muito interessante saber que temos essa novidade trazida para a TV aberta daqui. Óbvio que existem opções alternativas, como o jornalismo já usa há muito tempo: como o caso da tecnologia 3D para ilustrar histórias, ou até mesmo o uso de atores para interpretar um ocorrido. Mas isso abre portas e oferece uma plataforma maior para os cartunistas que tem paixão por jornalismo.

Como os novos meios de comunicação se agregam aos antigos, os quadrinhos oferecem mais um canal de acesso para leitores, abrindo mais portas para o jornalismo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More