Kanagawa, um tabuleiro para pintar o Japão

Aprender a pintar no estilo japonês nunca foi tão divertido como em Kanagawa. Um lindo tabuleiro onde os jogadores devem produzir a obra mais harmônica antes que os adversários o superem.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 10+
Duração da partida: 45 minutos
Fabricante/Editora: Iello/Buró Editora

kanagawa2

As Regras

Em Kanagawa, a grande baía de Tóquio, o Mestre Hokusai decidiu abrir uma escola de pintura para compartilhar sua arte com os seus discípulos. Você é um desses discípulos, e mais do que qualquer coisa, você quer provar-se digno do “louco, velho artista”.

Siga seus ensinamentos para expandir seu estúdio e pintar seus assuntos preferidos (árvores, animais, personalidades, edifícios). Mas preste atenção à mudança das estações, a fim de tornar a impressão mais harmoniosa. O jogador com mais pontos de Harmonia vence.

kanagawa3

A Jogatina

A beleza dos componentes e o clima zen revelam um jogo de tabuleiro simples, mas disputado. Kanagawa conquista pelos detalhes, como o tabuleiro de faixas de bambu, as belas artes das cartas e os marcadores de pincel temáticos. Além disso, a iconografia está bem trabalhada e basta uma ou duas partidas para bater o olho e decorar tudo.

A dinâmica é simples: a cada linha de cartas colocada no tabuleiro, os jogadores escolhem se pegam uma das colunas ou se estudam mais e deixam para depois. Se todos pegarem as cartas, o jogador restante é obrigado a pegar a coluna que sobrou. Ao pegar as cartas, é preciso escolher se vai ser colocado como parte do estúdio ou da obra.

A parte mais estreita, amarelada, compõe o estúdio. Essa parte oferece cores diferentes de tintas (ou ambientes), além de pontos de harmonia e habilidades especiais (como mover um pincel e segurar uma carta na mão, ao invés de descer-lá imediatamente). Se usar a carta como obra, coloque os pincéis nos pré-requisitos necessários e junte-a ao grande mural.

A pontuação ocorre quando uma série de fatores se alinha, como ter 3 árvores nas pinturas ou conseguir 4 pincéis. Esses diplomas são separados por categorias e cada jogador só pode ter um tipo de cada, o que aumenta a estratégia (pego um diploma agora ou espero mais para pegar um melhor?).

No fim do jogo, são somados os pontos de harmonia dos diplomas, da maior estação retratada e outros quesitos que ampliam muito a possibilidade de uma virada marcante. Kanagawa é leve e ótimo para quem está conhecendo mais tabuleiros além dos clássicos jogos de festa.

kanagawa4

O Compilado é uma publicação trisemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More