Backup ilimitado do Google Fotos acaba amanhã

A partir de amanhã, terça-feira (1º), o Google Fotos não terá mais a opção de armazenamento ilimitado gratuito. Agora, o Google vai oferecer apenas 15 GB de espaço para backup gratuitamente, distribuídos entre arquivos do Google Fotos, Google Drive e do Gmail. Quem quiser passar deste limite, terá que assinar um plano pago de armazenamento.

shutterstock 1503950801

A nova regra aplica-se aos arquivos inseridos a partir do mês de junho. Ou seja, fotos e vídeos que já estão salvos nas contas não devem ser excluídos ou ocupar espaço extra. Na prática, a mudança deve impactar principalmente pessoas que costumam salvar arquivos em alta qualidade. Isso porque esse formato deve compartilhar o espaço – já determinado em 15 GB – com arquivos redimensionados do backup básico.

GFotos

Apear da mudança de regra e das alternativas disponíveis no mercado para uma eventual migração (DropBox. Flickr, iCloud, Amazon, etc) o Google Fotos continua sendo uma opção interessante. Ao completar o espaço disponível, restará a opção de excluir arquivos ou assinar o serviço Google One, que disponibiliza mais 100 GB de armazenamento por R$ 6,99 ao mês, no plano mais simples. Para facilitar a transição, o Google disponibilizará um novo campo de gerenciamento de imagens, vídeos e backup, o que oferece maior controle sobre o espaço utilizado e as autorizações automáticas de download e compactação. 

Resolveu sair? Veja como baixar suas fotos do Google Fotos

Apesar do serviço possibilitar ao usuário baixar todos os seus dados – de todos os serviços da empresa, esse passo-a-passo foca apenas no download das informações armazenadas no Google Fotos. Confira as instruções:

  • Em um navegador web da sua escolha, abra a página do Google Takeout clicando aqui.
  • Faça o login com sua conta de usuário. A conta logada tem que ser a mesma usada no Google Fotos.
  • Clique na opção Desmarcar tudo, destacada em azul.
575638?w=660&h=449
  • Deslize a tela para baixo até encontrar o Google Fotos e marque a caixa correspondente ao serviço. Por padrão, todos os álbuns e formatos armazenados na plataforma já estarão incluídos.
    • Dica: você poderá filtrar o objetivo do seu download clicando em Todos os álbuns de fotos incluídos e marcando os álbuns a serem baixados.
575639?w=660&h=449
  • Role a tela para baixo mais uma vez e clique em Próxima etapa.
575640?w=660&h=449
  • Na nova etapa, em Método de envio, escolha como desejará receber o arquivo.
    • Por padrão, um link para download será enviado para o Gmail da conta Google.
  • Em Frequência, opte pela regularidade que serão feitos os downloads.
    • Para baixar tudo de uma só vez, opte pela opção Exportar uma vez.
  • Em Tipo e tamanho do arquivo, opte pelo formato e pelo tamanho máximo que o arquivo terá.
    • O Takeout dividirá o seu backup total em vários arquivos do tamanho que você indicar; algo proveitoso para quem tem uma conexão instável e não conseguiria baixar mais de 10 GB, por exemplo, sem ter uma desconexão.
575641?w=660&h=449
  • Com tudo configurado, clique em Criar exportação. O progresso da exportação começará a ser exibido.
575642?w=660&h=449

Pronto! Vale lembrar que dependendo do volume, pode ser que leve algumas horas até você baixar todos os arquivos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More