O que as marcas podem aprender no TikTok pra usar fora do TikTok

“Think like a marketer, act like a TikTok Creator”. Compartilho a seguir algumas das minhas hipóteses de como dá pra começar a agir assim.

O TikTok chegou ao almoço de domingo. De máscara, com distanciamento, mas chegou. A rede social, que antes ficava restrita ao quarto dos adolescentes, rompeu a bolha e invadiu o grupo da família. Chegou no mainstream. Foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. Em abril de 2021, o Brasil foi o país que mais baixou o TikTok. Por aqui, um jogo da Copa do Nordeste, entre Ceará e CSA, foi a primeira partida de futebol da história a ser transmitida pela plataforma. O Roda Viva já é veiculado no TikTok. Não dá mais pra fingir que você está sem tempo e paciência pra entender o novo app maluco dos jovens. Ainda mais se você trabalha para marcas.

Cada vez que uma rede social chega ao público mainstream, leva um monte de gente lá pra dentro. E um monte de coisa lá de dentro transborda e inunda o mundo aqui fora. Influencia linguagem, comportamentos, formatos, hábitos de consumo, memes. Influencia pessoas, logo influencia marcas. Foi assim com Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp. 

Agora a influência vem da China. Eu não sou grande especialista em TikTok e ainda não transito com desenvoltura pela sua interface frenética, mas tenho observado com atenção e tentado aprender com o fenômeno. No SXSW deste ano, procurei assistir bastante coisa sobre o assunto. Um dos painéis se chamava “Think like a marketer, act like a TikTok Creator”. Compartilho a seguir algumas das minhas hipóteses de como dá pra começar a agir assim.

Entre nas conversas que você pode contribuir. Um outro debate que vi no SXSW reunia executivas de marketing da Ocean Spray, Arby’s e NFL – marcas com cases relevantes no TikTok – além da general manager of global business solutions do próprio TikTok, Sandie Hawkins. Todas concordaram que a principal dica para marcas é ouvir e responder. Não é falar nem criar conteúdos super produzidos. É ouvir e responder. Muitas vezes o engajamento vai ocorrer nos comentários de um post de um fã (com 100 ou 100 mil seguidores, a democracia também é uma novidade) e não naquele post lindo que você planejou, layout, ajustou e, enfim, aprovou e publicou. E as marcas que souberem atuar assim, saem na frente. A responsável pelo marketing da NFL (liga de futebol americano) relatou: quando a NFL comenta no post de um fã de um dos times, é como se ele tivesse ganho a luva do melhor jogador no final do jogo. É esse relacionamento um pra um que faz a diferença.

frame de vídeo viral do TikTok

A vida real é mais divertida. No TikTok, a autenticidade é o maior ativo. Uma prova é o vídeo de Nathan Apodaca que bombou, passou de 50 milhões de visualizações, e consistia basicamente em um cara andando de skate, cantando uma música antiga e bebendo suco direto na garrafa. Suco, aliás, da Ocean Spray, que se mexeu rapidamente, fez sua conta no TikTok, mandou um caminhão de suco pro Nathan e o transformou em um embaixador. Vida real, diversão, espontaneidade e uma pitada de nostalgia. Isso interessa às pessoas. Especialmente em meio a uma pandemia.

O ritmo das pessoas não tá nem aí pro seu planejamento. Esse é um grande aprendizado dos últimos anos que aparece cristalizado na rede social chinesa. A estratégia precisa ser flexível, permeável às mudanças de rumos, bem resolvida em relação ao risco. O famoso “testar e aprender” do glossário startupeiro serve aqui também. É preciso ser ágil para participar das conversas e identificar oportunidades que geram valor para a marca.

Eu ainda poderia falar sobre a linguagem pop, a relevância da música ou como esse fenômeno impacta a forma como se organizam as estruturas e processos do marketing. Mas vamos aos poucos. Talvez o primeiro passo seja aprender com o que acontece dentro do universo TikTok e aplicar aqui fora. Porque entrar nas conversas que você pode contribuir, aproximar os conteúdos da vida sem filtros e aceitar que o novo planejamento precisa ser mais fluído são práticas que podem fazer parte de qualquer projeto de marketing. Especialmente aqueles que acontecem fora do TikTok. 

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More