Co-marketing: o potencial das parcerias

Você já pensou em fazer parcerias para alavancar a sua empresa? Se ainda não, responda para si mesmo: é por que você tem receio de desvalorizar a sua empresa ou por que você ainda não sabe como funciona o marketing colaborativo ? … Seja lá qual for o seu empecilho, fique por aqui, pois vou te ajudar e ensinar como realizar boas colaborações. De antemão, já te adianto que essa é uma boa estratégia no mundo digital e soma muito em seu negócio.

 

“A união faz a força”, esse ditado popular descreve bem o co-marketing – marketing cooperativo, conhecido também como marketing de parceria. Essa estratégia, nada mais é que a união de duas entidades para promover produtos (ou conteúdos), visando atingir um público em comum. Primeiro exemplo: hotéis e companhias aéreas, pois juntos podem elaborar roteiros turísticos para os hóspedes. Segundo, os Treinadores físicos e nutricionistas, pois ambos podem criar um cardápio de alimentação saudável voltado para o mesmo público.

 

Entenderam? As parcerias, geralmente, são firmadas por duas marcas (ou pessoas) que não são concorrentes diretos, pelo contrário ambas se complementam.

 

Na ação do co-marketing as companhias saem ganhando juntas, pois é possível que os dois aumentem a audiência, com menos trabalho e investimento, já que isso será dividido entre eles.

 

Quando uma parceria soma em sua marca ou divulgação?

 

O marketing de parceria soma muito em seu negócio, primeiro com a geração de novos leads (lembra que falei acima sobre aumento da audiência?), pois o público da sua colaboração acaba conhecendo o seu trabalho, logo te segue para saber mais, logo seu nicho cresce (diversidade). A partir disso, além de você se comunicar com seu público, passa também a falar com a audiência do seu parceiro.

 

Segundo tem-se a possibilidade de vocês criarem um produto exclusivo para o público. Consequentemente, as vendas vão se duplicar, visto que o link de download será publicado nos respectivos sites.

 

Terceiro ponto benéfico é o fortalecimento da equipe por meio da troca de conhecimentos. Com diferentes pontos de vista se pode formular algo inovador e assim saírem na frente dos concorrentes.

 

Como criar uma boa parceria?

 

Atualmente, estar sozinho no mundo digital é um grande perigo, visto que o cenário está cada vez mais competitivo. Sem ajuda, você corre o risco de ser engolido por outras marcas, então trabalhar em equipe é uma ótima solução.

O primeiro passo no co-marketing é encontrar um parceiro ideal que será capaz de ajudar a sua marca a obter resultados expressivos.

 

Leve em consideração esses três passos:

 

  1. Público em comum: procure firmar parcerias com pessoas ou empresas que tenham o público mais parecido com o seu, isso é crucial, porque facilita na elaboração de peças e o tráfego é mais direcionado.

 

  1. Qualidade e quantidade: Preste atenção na qualidade das publicações, veja se te interessa, se tem um belo design, se são atrativos. Depois, analise a quantidade de engajamento (veja bem, interação). Do número de pessoas que acompanham a empresa, geralmente, nem todos curtem os posts, então não é vantajoso firmar colaboração com uma entidade que possui audiência baixa, mesmo que tenha muitos seguidores.

 

  1. Reputação do parceiro: Tenha em mente que a imagem do possível parceiro vai afetar diretamente a imagem da sua marca. Então, atente-se a como a marca é vista no mercado. Estude e faça pesquisas sobre a possível companhia que você deseja ter ao lado da sua.

#PUB: parcerias com influencers e o exagero nas permutas

 

A colaboração entre as empresas já era uma prática recorrente, mas a tendência da vez é realizar colaboração com influenciadores digitais.

 

De acordo com esse estudo, quase 80% dos profissionais de marketing querem trabalhar com microinfluenciadores – pessoas que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores.

 

Atualmente, existem agências que se propõem a servir como ponte entre uma marca e um influenciador. Portanto, se você prefere fechar contrato com um influencer, basta contatar uma agência especializada.

 

Se compararmos o investimento da parceria entre duas empresas com a colaboração de uma marca e um influenciador digital, a única diferença é que, ao fechar contrato, a marca é que passa a fornecer os produtos para divulgação. Mas as vantagens são as mesmas para os dois: aumento de audiência, público diversificado, crescimento nas vendas e lucros divididos.

 

Essa troca é vantajosa principalmente quando se quer alcançar o público jovem e, dependendo do nível do influenciador (ou da quantidade que você fechou contrato), as vendas vão muito além.

 

Entretanto, deve-se ter cuidado para não exagerar no envio de brindes, porque as pessoas já estão saturadas de verem marcas oferecendo permutas em troca de divulgação. Isso gera desgaste e só vai lhe fazer perder ótimas oportunidades.

 

É preciso ser estratégico, não tenha medo, pois utilizar permuta é sim uma boa estratégia de marketing, mas diversifique o seu produto. Dois exemplos bons que posso citar: primeiro foi a colaboração musical de Selena Gomez com o grupo feminino de kpop o Blackpink, na divulgação da canção “Ice Cream“, lançado em 2020.

 

Durante algumas semanas, antes do lançamento, Selena Gomez enviou caixas de sorvetes para seus parceiros. O interessante é que os sabores não eram os mesmos e cada pote estava personalizado com a figura das cantoras. Além disso, em um dos episódios do seu programa “Selena + Chef”, a artista revelou parte da música, instigando o público.

 

Outra estratégia usada foi a parceria em vídeo – isso vale a pena ser explorado entre você e o influencer -. Durante uma “ligação”, a cantora conversou com as integrantes do grupo sobre a música. Resultado das estratégias: os fãs mais o público dos parceiros se reuniram no YouTube no dia em que a música foi lançada. Nas primeiras 24 horas, o videoclipe alcançou a marca de 79 milhões de visualizações, tornando-se o 4° mv mais visto na plataforma.

 

No segundo exemplo, temos a ousada Anitta que na última divulgação de single foi além. Para nós, já não é mais novidade que a cantora usa a colaboração a seu favor na divulgação de seus trabalhos.

 

Em “Girl From Rio”, por exemplo, ela enviou um kit personalizado com as características do clipe para diversos influencers. No combo havia um biquíni, uma canga de praia e uma blusinha com a frase “Garota do Rio”.

 

O efeito foi avassalador, porque muitas personalidades famosas compartilharam os recebidos, inclusive usando os brindes. Essa ação foi a segunda maior chamada da cantora, pois a primeira foi a foto viral em frente a um ônibus.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More