Kanagawa: Yokai, uma expansão com maldição

O jogo base Kanagawa ganha mais variedade (e rivalidade) com a expansão Yokai. Além de três baralhos novos, Yokai introduz três estátuas de monstros que podem ajudar a jogatina… ou causar um grande estrago na pontuação final.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 4
Idade recomendada: 12+
Duração da partida: 45 minutos
Fabricante/Editora: Iello/Buró Editora

yokai2

As Regras

Kanagawa: Yokai inclui cartas e elementos de pontuação para três novos elementos: pipas, guarda-sóis e lanternas de papel. Para usá-los, você substitui quaisquer dois elementos no jogo base de Kanagawa com dois novos elementos.

Algumas das cartas incluem um símbolo que força o jogador a pegar um marcador yokai da reserva ou de outro jogador. Quem pegar primeiro todos os três marcadores recebe uma recompensa. Porém, todos os jogadores com marcadores yokai no final do jogo perdem pontos.

yokai3

A Jogatina

A beleza de Kanagawa é ampliada com essa expansão. Os três baralhos novos apresentam diplomas com objetivos diferenciados. Os do guarda-sóis, por exemplo, favorecem uma sequência contínua desses objetos na parte das obras.

Os três novos elementos geram apenas variedade na pontuação, algo bem-vindo para quem está com o jogo base há algum tempo. A mudança mais relevante na mecânica do jogo está na adição dos yokais, estátuas de madeira que representam criaturas sobrenaturais do folclore japonês.

As novas cartas costumam incluir um símbolo deles, o que força o jogador a pegar uma dessas carrancas. Pegue todas primeiro e ganhe um diploma de quatro pontos. Depois disso, tente se livrar deles com outros diplomas ou por ações de outros jogadores. Ficar com elas no fim do jogo pode custar até nove pontos negativos.

Essas simples adições aumentam a longevidade de Kanagawa, sem impactar na simplicidade zen entregue por esse tabuleiro. Se tiver ele na sua coleção e quiser voltar a pintar o Japão, essa expansão ministra bem a nova lição, além de aumentar a tensão de forma divertida.

yokai4

O Compilado é uma publicação trissemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More