UoD/FS Doc: por que todos jogam Free Fire?

Um jogo que naturalmente seria de console, totalmente democratizado em smartphones intermediários.

O Free Fire, fenômeno da desenvolvedora vietnamita Garena, é um jogo mobile que tomou o Brasil de assalto. Por que todos jogam Free Fire?

Antes de qualquer discussão sobre formato, uma premissa que possibilitou sua democratização e adoção em massa, principalmente no Sudeste Asiático e no Brasil: um jogo com capacidades técnicas compactadas, um processamento gráfico fluido e leve e, principalmente, um desenvolvimento que permite rodar na maioria dos smartphones disponíveis no mercado.

Lançado em dezembro de 2017, o jogo já conta com mais de 100 milhões de jogadores ativos espalhados pelo mundo e com mais de 500 milhões de downloads nas lojas virtuais de cada sistema operacional.

O jogo é de ação, do gênero Battle Royale, cujo objetivo é se tornar o último sobrevivente em uma ilha cheia de inimigos – outros jogadores, no caso, jogando online. Você faz um salto até essa arena de batalha e é preciso ir buscar recursos para se preparar aos ataques, como armas, kit de primeiros-socorros, granadas, munições.

Com isso você vai se tornando mais forte e apto para vencer seus oponentes e ir sobrevivendo. Ao ser o último restante, você é o campeão da partida.

Importante pontuar novamente: o que o diferencia dos muitos jogos similares disponíveis por aí, é ser mais acessível. Enquanto os pioneiros do gênero, como Fortnite e PUBG, exigem smartphones mais avançados e caros para rodarem, Free Fire funciona bem em qualquer aparelho intermediário e não consome muitos dados na conexão à internet.

Em 2020, Free Fire foi o game mais baixado no mundo, segundo o relatório State of Mobile 2020, levantamento do App Annie e que reúne dados de uso em iOS, Android e outras plataformas. Ainda atingiu um pico de 100 milhões de usuários diários, de acordo com o relatório do segundo trimestre da Sea Limited.

Agora em 2021, o Free Fire World Series Singapura, torneio mundial do battle royale da Garena, registrou o maior pico de espectadores da história dos e-sports. Dados apresentados pelo Esports Charts, apontaram que a decisão da competição atingiu quase 5,5 milhões de pessoas assistindo de maneira simultânea.

A primeira edição do mundial aconteceu no Rio de Janeiro e o campeão foi o Corinthians. Santos e Flamengo são outros clubes de futebol que também já investem pesado no esporte eletrônico.

Além disso, jogar Free Fire não custa nada. A receita vem da venda de itens dentro do jogo, lançados com alta frequência, para manter o interesse dos jogadores.

Um jogo que naturalmente seria de console, totalmente democratizado em smartphones intermediários. Olha a força que isso tem. É por isso que hoje é uma indústria que move cifras milionárias.

Não deixe de conferir outros episódios dessa série:

George Lucas

Juliette Freire

Zack Snyder

Jeff Bezos

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More