Poucos e excelentes: os três Black Pencils do D&AD 2021

O D&AD tem como fama ser “o festival criativo mais criterioso do mundo”, especialmente por ter nascido em 1962, na Inglaterra, como entidade para promover e celebrar a excelência em trabalhos de design e direção de arte. Com isso, os famosos “Lápis” estão entre os troféus mais cobiçados internacionalmente pela indústria criativa.

O mais importante deles é o Black Pencil, equivalente ao Grand Prix das maiores premiações globais. Entregue em número bem comedido ano a ano, ele destaca trabalhos que costumam unir uma ideia incrível, uma execução exemplar (o famoso “craft”, em publicitês), resultados efetivos e que abrem um novo caminho como referência para a comunicação. Como exemplo, apesar de o Brasil figurar quase sempre entre os 5 países mais premiados do evento, nunca um trabalho nacional conquistou um lápis preto.

Revelando seus vencedores neste fim de maio, o D&AD entregou apenas três Black Pencils em 2021. Abaixo, você confere cada um deles:

#Wombstories”, da AMV BBDO (Londres) para Bodyform (Essity)

Marca de absorventes da empresa Essity, a Bodyform vem entregando campanhas de enorme destaque nos últimos anos. Depois de cases premiados como “Viva la Vulva” e “Blood Normal”, chegou a vez de #Wombstories, ou “Histórias de úteros”. Em um filme de 3 minutos que mistura live action e animações, são contadas histórias reais de mulheres envolvendo querer ou não querer ter filhos, sofrer com o período menstrual e menopausa, entre outros casos.

“Boards of Change”, da FCB Chicago para a cidade de Chicago

Para apoiar movimentos como o Black Lives Matters e garantir que a população (especialmente a negra) tivesse voz também nas urnas, a cidade de Chicago iniciou o projeto Boards of Change. Criado pela FCB local, a ação usou placas de compensado que tampavam lojas durante a pandemia e foram grafitadas com mensagens de protesto para formatar cabines de votação, espalhadas pela cidade com um QR code que facilitava cada cidadão a se pré-registrar para votar. Ganhando notoriedade gigante na mídia americana nacional, a iniciativa ajudou Chicago a bater recordes no número de novos registros e de votantes no ano passado.

“True name”, da McCann Nova York para Mastercard

Quase impossível imaginar quando não se passa por isso, mas o simples uso do cartão de crédito em um estabelecimento pode ser o ponto de partida para o preconceito contra uma pessoa trans. Afinal, até então, o que aparece gravado nele é nosso nome de batismo, que muitas vezes não é o qual essa pessoa se identifica. O projeto tornou possível e simples para os clientes em definirem qual o nome desejam em seus cartões, ação traduzida em um comercial explicativo, protagonizado por atores transgêneros e não-binários, mostrando que, para eles, um “cartão seguro” muitas vezes tem um significado muito mais profundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More