No comecinho deste ano, o Burger King apresentou sua nova identidade visual, assinada pela agência Jones Knowles Ritchie, em um trabalho super refinado, todo apoiado em nostalgia, diversão e simplicidade, cujo impacto foi grandioso: já nos primeiros dias, mais de 1 bilhão de impressões. No Cannes Lions 2021, o projeto foi premiado com Gold Lion [Design – Rebrand], e o time responsável também apresentou mais detalhes de todo este desenvolvimento, que permitiu que a marca desse um importante passo para sair do lugar do kingdom para alcançar a linguagem do fandom, através do design e, ainda assim, ser atemporal.

Uma marca com uma comunicação super bold, em um design que não o acompanhava, somada a uma experiência complexa, foi o ponto de partida do trabalho. Mexer em todos os códigos da marca passou a ser inevitável. Com foco em distinção, o time da agência mergulhou em tudo que a marca já tinha produzido na sua história, para só então planejar o seu futuro. Assim nasceram 4 pilares importantes:

Mouthwatering para traduzir a sensação. Playfully Irreverent para traduzir a personalidade.
Bold para traduzir a atitude. Proudly True para traduzir a autenticidade.

Lisa Smith | ECD Jones Knowless Ritchie

Para o logo, o time promoveu um estudo rápido, solicitando para algumas pessoas desenharem o logo da rede de fast-food. O resultado foi incrivelmente simples e quase unânime, ja que quase todas as pessoas escreveram Burger King entre 2 pães, remetendo ao seu design original, introduzido em 1969 e que foi modificado pela primeira vez em 1994.

Ora, se os consumidores veem assim, porque complicar? A genialidade está aí.
Confira o trabalho final, no filme de lançamento, divulgado em janeiro deste ano:

Por fim, vale destacar que tudo é design e que este movimento corajoso tem surtido um efeito muito interessante nos amantes da marca, em resultados importantes de brand lift, visitas nas lojas e engajamento. A rede tem se dedicado a construir relevância regional, envolvendo artistas locais para esta fase de implementação da nova identidade pelo mundo, como nos exemplos abaixo, vindos do México e da Coreia.

Monica Gelbecke

Diretora de Grupo de Contas na Fbiz

Sugestões Nessa Categoria