Cannes Lions | 10 frameworks que todo profissional de marketing deve conhecer

Retirado do livro The Smart Marketing Book, de Dan White, o conteúdo fala sobre o marketing mix funcionar como uma visão moderna dos 4P’s do marketing.

O Cannes Lions deste ano está acontecendo online e nele há a vertical de videos “on demand”, para que a gente consiga assistir os conteúdos da maneira e no tempo que quisermos. O primeiro que trago do track The Value of Creativity é o 10 frameworks que todo profissional de marketing deve conhecer, promovido pela Warc. Retirado do livro The Smart Marketing Book, de Dan White, o conteúdo fala sobre o marketing mix funcionar como uma visão moderna dos 4P’s do marketing.

O primeiro framework mostra como a pré disposição à marca e o impacto da experiência no processo da compra se conectam, onde a mídia (paga ou não) influência, mas a decisão final está diretamente atrelada à experiência do consumidor.

Captura de Tela 2021 06 25 às 10.55.10

O segundo framework partiu de um clássico dos anos 1950, que segue relevante, ao trazer pilares de estratégias de growth ( crescimento).
1. Se a sua penetração no mercado está baixa, sua estratégia deveria estar no alcance da publicidade.
2. Se a sua penetração já está bastante alta, a estratégia precisa buscar novos mercados – olhar geográfico e de audiências.
3. Para o desenvolvimento de um novo produto, com foco em rentabilidade, o foco passa a estar em uma estrutura que propicie inovação.
4. No caso da marca estar em um lugar de privilégio, adotar diversificação. Ou seja: mais de uma estrategia, em paralelo. Neste cenário, uma liderança madura e plural passa a ser fundamental.

Captura de Tela 2021 06 25 às 11.20.56

O terceiro foca no poder da experiência e na importância do cuidado em cada ponto de contato e interação com o consumidor, para construir e manter uma base leal e elogiosa a respeito da marca.

Captura de Tela 2021 06 25 às 11.35.03

O quarto framework traz diferentes abordagens para a inovação, que passam por desenvolver novos produtos que agradam a audiência, sejam pela qualidade ou pelo custo ou, então, a invenção de novos modelos de negócio.

Captura de Tela 2021 06 25 às 11.47.58 1

O quinto framework é sobre o tipo de mÍdia que a marca deve usar.
1. Se você quiser vender um produto sem diferencial, numa categoria comoditizada, vai precisar investir muito em mídia paga para ser notado.
2. Se o seu produto se destaca, numa categoria de alto interesse, a aposta deverá estar em PR.
3. Se o produto for realmente especial, o trabalho de influência alimenta e se retro alimenta de conteúdo gerado pelo próprio consumidor.
4. Se o produto for pouco conhecido, numa categoria de pouca relevância, muita mídia e experimentação.

Captura de Tela 2021 06 25 às 11.58.38

O framework seguinte é sobre o papel da comunicação, nos diferentes momentos da marca.
1. Na fase de lançamento, precisamos garantir alcance e conhecimento, para que se torne familiar ao consumidor. Aqui, estamos falando de um período mínimo de 3 meses a 3 anos, até que o brand awareness esteja 60%
2. O proximo passo é garantir que o consumidor entenda todos os diferenciais da marca.
3. Num terceiro step, o foco passa a estar na construção de uma conexão emocional, que é o que vai garantir lealdade.
4. Se a marca começar a cair, rebrand! Ou seja: recomeçar o trabalho de construção dos passos anteriores, para garantir relevância.

Captura de Tela 2021 06 25 às 12.06.29

O sétimo framework traz a importância da consistência e do mix na comunicação.
1. Em categorias de investimentos pesados, a marca que não falar, tende a sumir. Aqui a recomendação é pela consistência, com momentos onde ela possa falar mais alto.
2. Alguns tipos de propaganda produzem efeitos rápidos e curtos. Se toda estratégia for baseada neste modelo, a marca pode ficar em risco. O contrário também é verdadeiro.

Captura de Tela 2021 06 25 às 12.28.49

O oitavo framework traz um olhar para o portfólio de produtos.
1. Uma grande marca, com produto de alto share, em categoria que encolhe, deveria usar esta renda para investimento em outro produto com mais potencial.
2. Se a marca tem tido dificuldade de crescer em uma categoria em expansão, o olhar precisará estar na atenção aos detalhes da experiência do consumidor e, assim entender se ha necessidade de ajuste de rota e/ou reinvenção.
3.Produto de pouco share, numa categoria que encolhe, deveria ser descontinuado.

Captura de Tela 2021 06 25 às 12.39.00

O novo framework é sobre complexidade do plano de mídia.
A curva de resposta de cada canal é diferente e o de cada campanha também é diferente, mas se você investe mais em uma semana, as vendas a mais vão valer menos do que o custo a mais, no curto prazo. A abordagem mais experta costuma ser identificar o canal que oferece mais retorno e apostar nela ate que o valor investido cumpra o KPI principal e aí seguir para o segundo canal de maior retorno.

Captura de Tela 2021 06 25 às 12.47.33

Por fim, o ultimo framework é sobre a distinção do que é comunicado, para garantir atenção e trazer lembrança de marca. Aqui estamos falando de todos os seus códigos visuais e verbais.

Captura de Tela 2021 06 25 às 12.51.00
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More