Overboss, um jogo para construir reinos de pixels

Escolha terrenos e soldados para montar seu reino de vilania. O sistema simples do jogo de tabuleiro Overboss esconde estratégias (e variantes) avançadas, com aquele visual cativante em pixel art.

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 1 a 5
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 30 minutos
Fabricante/Editora: Brotherwise Games

Overboss2 1

As Regras

A cada turno, os jogadores escolhem e colocam fichas de terreno e fichas de monstro. O objetivo é criar o mapa com o maior poder e se tornar o chefe supremo. Construa o mapa elaborando florestas, pântanos, cavernas, acampamentos, cemitérios, entradas de Masmorras e outras paisagens.

Cada terreno tem um valor de ponto diferente e algum aumento no poder conforme você adquire conjuntos maiores. Os jogadores devem equilibrar o posicionamento ideal, definir valores e interromper os conjuntos de seus oponentes. Gerencie também os monstros, que concedem pontos quando agrupados ou colocados em terrenos correspondentes.

Overboss3

A Jogatina

Continuação espiritual do card game Boss Monsters, Overboss resgata a bela e carismática arte pixelada do antecessor. A produção escalou vários degraus no cuidado, com imagens mais trabalhadas, ótimo insert de guardar as peças e muitas, muitas variantes. O jogo básico é bastante acessível para jogadores mais novos.

Escolha um dos quatro terrenos abertos na mesa, junto com o respectivo monstro abaixo dele. Posicione-os em seu reino, renove as peças da mesa e passe a vez para outro jogador. Cada um dos 11 terrenos tem uma condição de pontuação. Em cada partida, sempre entram cinco deles mais o de dungeon, que não permite peças por cima.

Ao invés de monstros, você pode obter portais, que permitem trocar soldados de lugar. Isso é especialmente importante para tentar pontuar com as linhas de monstros de mesmo tipo ou colocá-los em terrenos nativos, onde garantem um ponto extra. Cristais dão um ponto extra para cada terreno correspondente. Faça mais pontos de poder e ganhe o jogo.

Essa dinâmica de draft duplo (com terrenos e monstros) ganha mais riqueza pela variedade oferecida. Ainda é possível colocar os Overbosses no jogo, permitindo uma ação especial quando revelados e uma condição extra de pontuação no fim da partida. Há também cartas de comando que geram efeitos nos tabuleiros, reinos maiores e (ufa) um modo solo.

Overboss foi um sucesso no financiamento coletivo internacional e entrega um produto fácil de aprender, repleto de variedade e desafiador nas táticas oferecidas. Torcemos para que alguma editora traga o tabuleiro para o Brasil e agrade os amantes dos videogames e da mecânica de draft.

Overboss4

O Compilado é uma publicação trissemanal construída com histórias e curiosidades selecionadas em mais de 500 sites, newsletters e perfis de notícias e de entretenimento. Inscreva-se gratuitamente, confira os posts antigos no Update or Die, apoie o conteúdo e mande sua sugestão!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More