Redes Sociais: devo postar todos os dias?

marca, vez ou outra, movimenta o feed quando há alguma campanha na semana, fora isso é visível observar o espaço de tempo entre um conteúdo e outro.

É bem comum que uma empresa disponibilize canais de contatos para os seus clientes em mais de uma rede social. Podemos dizer que, atualmente, Facebook, Instagram e Whatsapp, são os principais meios para as marcas divulgarem seus negócios. Mas também existem entidades que utilizam Linkedin, Twitter, inclusive o Pinterest, como veículos de comunicação.

Com tantas plataformas, primeiro: elas precisam ter sinergias e conversarem entre si, ou seja um conteúdo é postado em uma rede e a mesma se estende para outra – assim criando um fio condutor entre elas -. Segundo, é necessário que elas estejam sempre atualizadas com as novidades da sua marca, seja um produto ou serviço novo (na falta destes é sempre válido uma publicação de interação com o público para mantê-lo aquecido).

Certo, Jennifer, entendi. Então preciso postar conteúdos todos os dias? Não, não precisa. A Coca-Cola, que é referência de marketing digital no mundo, não costuma postar conteúdos diários, por exemplo. A marca, vez ou outra, movimenta o feed quando há alguma campanha na semana, fora isso é visível observar o espaço de tempo entre um conteúdo e outro.

O que eu quis dizer acima tem haver com frequência nas redes, estar lá, mas não exatamente de conteúdo. Existe o velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado” e, ao menos que você já tenha um cronograma planejado, poste todos os dias. Do contrário, publique pouco, mas com qualidade, e esteja na sua rede interagindo com o público por meio de storys interativos.

Entenda que, dentro das estratégias de marketing para as redes sociais, a frequência é um elemento importante, então ter tempo para gerir a marca é fundamental, pois gera brand lift, aumentando o interesse do público pela marca. Mas de nada adianta postar só para cumprir agenda, sem ao menos ter uma estratégia definida, porque isso não vai trazer grandes resultados.

Mas afinal, existe uma quantidade ideal?

Não, não. Tudo vai depender dos objetos que você definiu para cada rede social e quais resultados você espera com eles. Posso aqui exemplificar com uma rede social de uma padaria, que podem publicar diariamente, porque as pessoas compram pão todos os dias. O mesmo vale para um empresa que presta serviço de reparos ou construção, que pode publicar diariamente suas reformas.

Mas é válido replicar o mesmo conteúdo nas outras redes sociais, pois assim todas estarão atualizadas com o mesmo assunto. No entanto, cada plataforma tem sua maneira e tipo de linguagem, o que cabe publicações personalizadas. Exemplo: o tamanho de um texto para o Facebook é diferente de um para o Instagram, que difere ainda mais para o Twitter – cada aplicativo é único e possui suas características.

Abaixo deixo algumas sugestões de quantidade, mas lembrando que não existe um tipo ideal e o conselho é testar.

Instagram: Você pode publicar 3 vezes no dia, claro, se o conteúdo for relevante, variando entre imagens, vídeos e reels. Isso também ajuda a manter o feed organizado.

Instagram Stories: Revolucionário no aplicativo, esse recurso interessante para interagir e questionar seus seguidores sobre variados assuntos por meio de enquetes interativas. Apesar disso, tenha moderação, ninguém gosta de assistir muitos stories.

Facebook: A recomendação padrão para quem tem uma página no Facebook é postar cerca de duas vezes ao dia.

LinkedIn: Rede social voltado para assuntos mais profissionais. Então, você pode publicar entre duas a três vezes por semana, compartilhando os conteúdos do seu blog ou artigos.

YouTube: Também não tem uma regra fixa, mas o ideal é manter duas publicações semanais fixas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More