Minhas publicações tem pouco engajamento, necessariamente sou flopado? Entenda

Ter engajamento baixo não significa, necessariamente, que a sua marca seja flopada ou que não faça sucesso.

“Meu Deus!!! Tenho poucos seguidores e, mesmo assim, quase não interagem nas minhas publicações. Estou muito flopado”.

Esse é o tipo de reclamação que mais vejo nas redes sociais, vinda tanto de produtores de conteúdo quanto dos investidores, que dependem do marketing digital para promover seus negócios. Me cansa, de verdade, ver todos eles reclamando da queda do alcance dos conteúdos orgânicos, mesmo que patrocinados.

De fato, isso é preocupante, mas não de todo um caos. Também observo que, inclusive, muitos surfam a onda de regras dos chamados “gurus” da internet que apresentam receitas mágicas para aumentar o engajamento, algumas (raras) funcionam, mas e se eu te disser que isso não passa de perda de tempo?

Ter engajamento baixo não significa, necessariamente, que a sua marca seja flopada ou que não faça sucesso. Analisa comigo: existem grandes marcas que possuem engajamento pequeno no mercado, porque o conteúdo em si não é interessante a ser seguido. Vejam, há grandes profissionais que estão vendendo bem, ganhando dinheiro, mas não tem um bom retorno interativo nas redes sociais. Isso significa que eles são flopados? Pelo contrário, eles construíram o seu público alvo, seus nichos, e com eles estão trabalhando.

Por exemplo: uma marca de laxante. Seja sincero, você acha que um perfil assim vai tee uma interação extraordinária do público ? Não, porque é muito difícil, mesmo que se produza conteúdos engraçados para trazer o público, não será o fiel que já costuma acompanhar e interagir diariamente, de fato terá um boom momentâneo, mas não significa que ele não vá vender.

Isso também acontece com diversos outros produtos, mas porquê o exemplo do laxante ? Tivemos o caso da ex-BBB Vih Tube, que não conseguia ir ao banheiro. Assim que ela saiu do programa, a marca Meta Mucil lhe convidou para ser embaixadora – eles souberam aproveitar a situação. Então, entrei no perfil da instituição e, embora o grupo faça um investimento pesado com celebridades, você sabia que eles possuem publicações com 100 curtidas e, no máximo 33 comentários, em uma conta com mais de 20 mil seguidores? Interessante, não acha.

Então não quer dizer que seja uma marca fracassada, pelo contrário, ela prova que a empresa tem um grande potencial financeiro e, se não tivesse, não haveria tantos famosos fechando parcerias e representando a marca. Aí está a prova de que você e sua marca não precisam ter um perfil bombado, com o engajamento alto.

Entenda, você não precisa apresentar milhões de curtidas, visualizações e comentários para dizer que a sua marca é um sucesso. E também fique tranquilo, pois o que mais existe nas redes sociais são instituições e influenciadores que bombam, mas no final não tem um bom retorno financeiro – o que você com sua possui, mesmo com pouco engajamento.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More