globo


Falta pouco para descobrirmos a season finale de Loki. O seriado estreou em junho deste ano, com a promessa de ser uma das melhores produções da Marvel, algo que vem cumprindo a cada lançamento de um episódio. Atualmente no quinto, lançado hoje, o seriado caiu nas graças do público desde o começo, introduzindo respostas, criando novas perguntas e abrindo as portas para uma série de novos personagens no Universo Cinematográfico.

[Atenção] O restante do artigo contém spoilers do 5º Episódio de Loki.

Demorou, mas algumas teorias finalmente estão sendo consolidadas na série. O quarto episódio nos mostrou que os Guardiões do Tempo são uma farsa e não passavam de robôs automatizados. O que não imaginávamos, porém, era que Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) também não saberia quem está por trás de tudo.

Todas as hipóteses apontavam para o fato de que ela estaria em um relacionamento com Kang o Conquistador, algo que já acontece nos quadrinhos. Contudo, o quinto episódio nos mostra que Renslayer não apenas não sabe quem está por trás dos planos da AVT, como também quer capturá-lo(a).

Seguindo os passos deixados pela cena pós-créditos da última semana, o novo episódio mostra Loki, Sylvie e Mobius presos na dimensão que todos acreditavam ser o Limbo. A série chama o lugar de Vazio, a dimensão depois da linha do tempo sagrada para onde vão todos aqueles resetados pela AVT.  Enquanto ele chegou ali por conta própria, ela mostrou que o sentimento entre as duas Variantes não é unilateral e se sacrifica para salvá-lo, indo parar no mesmo lugar apocalíptico.

Enquanto muitos pensavam que a dimensão seria dominada por Kang ou qualquer outro nome como Doutor Destino ou Beyonder, descobrimos que o vilão ali se chama Alioth, uma nuvem roxa e demoníaca que destrói tudo por onde passa.

image-16 Quem é Alioth, o mais novo vilão do MCU?
Alioth encara Sylvie no 5º episódio de Loki

Descrito pelas Variantes como “uma tempestade viva que consome matéria e energia”, o episódio nos mostra que o monstro  é, na verdade, uma espécie de Cerberus, o cão infernal que guarda as portas do Inferno na mitologia grega. Como vimos ao final do episódio, Alioth protege o portão de uma mansão cósmica, que, ao que tudo indica, esconde a mente por trás da AVT.

Mas afinal, quem é Alioth nos quadrinhos?

Nas HQs, Alioth surgiu na revista Avengers: The Terminatrix Objective #1, publicada em julho de 1993. Ele é um dos primeiros seres do universo a conseguir se libertar das garras do tempo. Ele é capaz de causar distúrbios temporais, devastar dimensões e todos aqueles que lá estão.

Mesmo que não seja tão conhecido como Kang, seu império é três vezes maior que o do Conquistador, algo que os coloca como grandes rivais a todo o tempo. Kang vem se escondendo de Alioth nas revistas, pois a fumaça demoníaca não se alimenta só de matéria orgânica, mas também de energia temporal, ou seja, viajantes temporais são sua refeição favorita.

Kang consegue desenvolver uma barreira para tentar impedir que Alioth se aproxime, mas acaba sendo morto em sua tentativa. A barreira é quebrada por Ravonna Renslayer, que aqui está sob o codinome de Terminatrix. Ela liberta Alioth, que só é contido depois de muito esforço.

Ravonna utiliza sua contraparte do futuro para ressuscitar Kang, que pede ajuda aos Vingadores. Kang lhe dá Tempus, o único artifício capaz de derrotá-lo. Como sabemos, Tempus acaba se revelando um guerreiro do limbo temporal e é só depois que o artifício é usado, Alioth é controlado. Descobre-se mais tarde que Tempus tem habilidades semelhantes a Alioth no quesito absorção.

image-15 Quem é Alioth, o mais novo vilão do MCU?
Tempus

A série não nos traz nenhuma das informações acima e transforma Alioth em uma fumaça sanguinária comparada a um tubarão. Os poderes do vilão são extremamente completos, bem como suas intenções diante do Multiverso e Loki têm apenas um único episódio para encerrar sua história.

O que chama a atenção, porém, é mais uma conexão com Kang surgindo. Não apenas temos Ravonna presente, como uma vez no Vazio, podemos ler Qeng na Torre dos Vingadores. Nas HQs esse era o nome de uma empresa de fachada controlada por Kang que compra o edifício de Tony Stark.

image-14 Quem é Alioth, o mais novo vilão do MCU?
O nome QENG gravado na Torre Stark/Torre dos Vingadores

O último episódio da primeira temporada de Loki vai ao ar no Disney+ em 14 de julho.

You May Also Like

Confira os vencedores do Emmy Awards

Destaque para “Ted Lasso”, da Apple TV+, com sete; e “The Crown”, produzido pela Netflix, com 11 vitórias

Y The Last Man: adaptação da HQ já é uma das melhores séries do ano

Todos os episódios da temporada foram dirigidos por mulheres.