Jogos olímpicos em tempos de pandemia

Controvérsias e novidades da Olimpíada de Tóquio

Já começa que os Jogos Olímpicos 2020 serão em 2021.
Ok, isso não é uma crítica; a gente super entende! Inclusive a manutenção do logo com a data vencida!

tokyou logo
Como perder uma obra de arte dessa?!

Mas com os organizadores anunciando que os espectadores serão proibidos em quase todos os locais de competição; os turistas sendo barrados; a cidade-sede decretando estado de emergência a poucos dias da abertura dos jogos; as autoridades pedindo aos moradores que assistam às competições pela televisão, para que haja o mínimo de circulação de pessoas e pesquisas de opinião mostrando que a população japonesa está muito preocupada com o avanço dos casos de covid 19, fica a “dúvida” se essa era mesmo a hora certa pra marcar um evento mundial!

duvida zero

Bem… quem sou eu na fila do pão pra questionar os rumos da humanidade, não é mesmo? Então vamos ficar só com a parte boa da história!

Como todos já devem saber, as Olimpíadas vão de 23 de julho a 8 de agosto (enquanto o tal estado de emergência vai até dia 22 de agost… ooops! Foi só uma recaída, desculpa!) e, juntamente com as óbvias medidas sanitárias, a organização está mirando fortemente em medidas ecologicamente corretas.
Na categoria “sustentabilidade”, Tóquio já merece a medalha de ouro!

Além da estreia de algumas modalidades – karatê, skate, surfe e escalada esportiva – e a volta de outras, como beisebol e softbol, a grande e aclamada novidade vai se dar fora das quadras, piscinas, ginásios e estádios: as 18 mil camas de papelão reciclável que ocuparão os 21 edifícios residenciais da Vila Olímpica, na zona costeira de Harumi, em Tóquio, onde os atletas vão dormir.

cama tokyo 1

A empresa Airweave projetou camas de 2.10 m de comprimento e garante que elas aguentam o peso de 200 kg, inclusive todo o movimento do esporte comum a todos os atletas: o sexo.
Contanto que, na cama, estejam 2 pessoas por vez!
É a recomendação do fabricante.


Mas com toda a sua conhecida vocação para inovações tecnológicas, os japoneses não pararam só no quesito cama: os colchões também são sustentáveis. Feitos com polietileno, composto químico reciclável, eles serão reutilizados para produtos plásticos após o evento.

cama tokyo 2


E tem mais! A Airweave também projetou um edredom especial, que aumenta a absorção de umidade dos atletas que suam muito.

Como parte dos planos de ser a Olimpíada mais ecológica de todos os tempos, as medalhas para os Jogos de Tóquio 2020 foram feitas inteiramente a partir de dispositivos de consumo reciclados, a tocha olímpica foi feita com resíduos de alumínio e os pódios, de resíduos domésticos e plásticos marinhos reciclados, enquanto a eletricidade virá de fontes renováveis.

O grande e nobre objetivo é minimizar o desperdício de recursos e o esgotamento do ecossistema no uso de materiais. A meta estabelecida pelos organizadores é ter 99% dos itens e bens adquiridos para os Jogos Olímpicos reutilizados ou reciclados posteriormente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More