Como 11 músicos de estúdio estão reinventando o conceito de banda cover

Os originais são obras-primas elaboradas, dos supergrupos das décadas de 60 e 70. E os covers são, no mínimo, tão bons quanto os originais. E com a qualidade da tecnologia atual.

Quando alguém fala em “banda cover”, geralmente a gente pensa em um showzinho despretensioso em um canto qualquer de um bar barulhento. Mas, definitivamente, não é esse o caso.

Os originais são obras-primas elaboradas, dos supergrupos das décadas de 60 e 70. E os covers são, no mínimo, tão bons quanto os originais. De certa forma melhor, por conta da captação com tecnologia mais moderna, que nos permite saborear esses clássicos com um nível de qualidade absurdo.

7kQ1llzPiB4

Olha que história legal. Há alguns anos, um produtor musical e multi-instrumentista russo chamado Leonid Vorobyev completou 60 anos, idade em que muita gente pensa em se aposentar. A ideia de parar de trabalhar com clientes não lhe parecia ruim, mas queria continuar tocando e produzindo música. Decidiu então formar uma “super banda cover” para tocar músicas de “super grupos” da década de 60, como o Chicago e Steely Dan, o que realmente é um ato de coragem.

Surgiu assim a “Leonid and Friends“.

ca times.brightspotcdn

Começou então duas missões.

UM: buscar os mais talentosos músicos de estúdio da Russia, Ucrânia, Moldávia e Belarus. Conseguiu reunir 11 membros e montou uma banda multigeracional, com músicos de vinte e poucos até sessenta e tantos.

DOIS: em um ato hercúleo, transcreveu as elaboradas músicas do Chicago e do Steely Dan, NOTA POR NOTA, INSTRUMENTO POR INSTRUMENTO, usando nada além dos seus ouvidos e olhos, através de videos no YouTube e sem qualquer partitura.

E por último, produziu tudo em seu estúdio, com o capricho e a dedicação de um projeto pessoal “de vida”.

O resultado? O sucesso foi tão grande que eles tem feito turnês pelo mundo desde então, com super shows com os 11 no palco. O mais interessante é que a dinâmica desse tipo de formação, com músicos de estúdio (e não artistas fabricados pela indústria da música) é diferente, sem os posers, sem carão, sem coreografias… apenas músicos talentosos mandando ver.

Separei 5 músicas para dividir com você. Ouça com atenção, fone e volume porque vale a pena. Incrível como essas músicas eram o mainstream da época, tocavam na rádio. Outros tempos.

Dá o play:

26 or 6 to 4 (Chicago)

My Old School (Steely Dan)

I’m a Man (Chicago)

Stormbringer (Deep Purple)

Feelin’ Stronger Every Day (Chicago)

Aproveita e escuta os originais ;)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More