globo


Este belíssimo trabalho ficou mundialmente famoso em sua época, por trazer diversas ilustrações, dentre as quais, algumas são as chamadas folhas “Hold To Light” e elaboradas com papel tipo filme para que os planetas e suas luas brilhem quando você os segura contra a luz. Algumas folhas, como o céu estrelado, são perfuradas com minúsculos orifícios para que seja criada a impressão de um céu estrelado real.

Esta apresentação ilustrativa foi vanguarda e abordava o lado lúdico e imaginário dos leitores, famílias e crianças, enquanto imaginavam as descobertas e possibilidades científicas daquela época.

O trabalho pode ser comparado às ilustrações anatômicas que marcavam presença nas enciclopédias dos anos 80 e 90 do século XX, com folhas transparentes, onde por exemplo, os músculos e os ossos do corpo humano ficavam em transparência distintas, facilitando a compreensão dos estudantes daquela época.

Ludwig Petzinger 1883-1959, nasceu e morreu em Darmstadt, no estado de Hessen, Alemanha, o Atltas Celestial de Ludwig Prentzinger foi lançado em 1851 e hoje é um item raro e disputado por astrônomos e colecionadores.

 

You May Also Like

Quanto tempo demora para se criar uma ilustração?

Quanto mais praticamos, melhor ficamos em tudo o que nos propomos a fazer.