globo


Ative legendas em português usando as opções no rodapé do player acima.

O iOS 15 consegue gerar relatórios mais detalhados sobre uso e quebra de privacidade dos aplicativos. É uma seção totalmente nova nas configurações que nos permite examinar com que frequência as aplicações realmente acessam as entranhas dos nossos telefones – e não apenas para coisas como autorização de acesso as nossas câmeras ou microfones, localização, fotos, ou contatos, mas também todos os domínios de terceiros que estão conectados e fazem parte dessa corrente de uso e compartilhamento dos seus dados, principalmente para publicidade.

Em outras palavras, dependendo do app que você instala (geralmente com obrigatoriedade de compartilhamento da sua privacidade), ele acaba virando uma porta para um sem número de empresas e marcas usarem as suas informações pessoais e seus hábitos online. Vira um coletor e vendedor dos seus dados pessoais, rodando no seu celular 24h por dia.

Por que a questão da privacidade é importante (não são apenas seus dados cadastrais)

Infelizmente a maioria dos usuários ainda têm aquela sensação de “não me importo que peguem meus dados” porque imaginam que os tais dados sejam aqueles de cadastramento tradicionais (nome, endereço, email, etc). Mas na verdade toda sua atividade online está sendo gravada e acaba virando os famosos “algoritmos”, que nada mais são do Inteligência Artificial para te rastrear, vender seus dados a preços bilionários e ainda te encher de propaganda (que deixou abdicou da criatividade justamente por conta desse critério e agora usa apenas fama como medida). Isso sem falar na sua “ficha online” que pode ser usada de maneiras ainda piores como em processos de seleção de profissionais, por exemplo.

Enfim, é uma opção de cada um. Pessoalmente fico agradecido a Apple por disponibilizar essa transparência para me ajudar a tomar decisões mais acertadas.

You May Also Like

Workporn, o trabalho distorcido pelo Social Employer Branding

Cada vez mais, marcas, organizações e pessoas compartilham sua “versão social”. É como se cada um de nós tivesse uma versão particular do seu horário eleitoral gratuito.

Gerando Falcões e Center Norte inauguram loja-escola

Causas prioritárias fazem a diferença