Para pensar fora da caixa é preciso, antes, olhar para ela

É complexo definir o que é criatividade, da mesma forma que é difícil escolher um método ou processo de criação eficiente e único.

A criatividade é caótica, ela é fluida, depende de uma série de variáveis, sendo algumas pouco palpáveis, subjetivas. Mas se tem algo que conta muito para o potencial criativo de um time é o seu conhecimento e a sua diversidade.

Pensa comigo… se é necessário ter ideias novas e originais, isso não virá das coisas comuns ou já feitas anteriormente. Por isso, se você quer ir além do óbvio, precisa dar um passo a mais e ver o mundo de novas maneiras, de diferentes ângulos. Pode parecer banal, mas por parecer, você não deve desconsiderar como se realmente fosse e passar por cima dos passos básicos do processo criativo, o que pode estar te levando a não conseguir atingir os objetivos finais. Então, siga alguns passos básicos para exercitar o processo criativo:

  • Identifique os padrões já estabelecidos, assim você estará ciente do que foi feito e o que, automaticamente, não será inovador.
  • Busque inspirações e referências diferentes do que já está acostumado, isso sim te levará a ser original e inovador.

Parece fácil, certo? Mas, na verdade, nem sempre é. Atualmente é complicado dizer onde se inspirar e buscar referências, da mesma forma que hoje é muito difícil escolher um canal para se entreter. O insight criativo pode vir de qualquer lugar, de uma notícia, de um problema, de um comportamento das pessoas. O que já era um lugar de inspiração e referências para os criativos, hoje se tornou um universo com uma diversidade de conteúdo que vai desde os memes no WhatsApp, passando pelas Lives, Reels do Instagram e chegando às grandes produções da Netflix.

Além disso, a crise sempre foi o maior incentivo à criatividade. Os brasileiros são conhecidos por sua criatividade e isso tem muita relação com o fato de a nossa sociedade ser historicamente miscigenada e passar longas temporadas de crise, tendo que se reinventar para poder sobreviver. A crise social, econômica e política que estamos passando com a pandemia só tende a estimular a criatividade dos profissionais do mercado, que mesmo sem os estímulos das ruas, alimentam-se de um novo mundo digital diverso, onde todas as cores, gêneros e gostos se misturam.

Com isso, aliado a um olhar atento aos detalhes menos atrativos e ao cotidiano, cria-se um ambiente mais provável para surgir uma ideia que seja não apenas criativa, mas também uma solução de negócio.

Olhando para a caixa: desenvolvimento de ideias

Ao entender o que está se passando, ou seja, qual é a onda a momento, tente estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Assim, você não estará indo contra a maré, mas se adaptando às suas ondulações, nadando sobre ela e ainda saindo por cima, literalmente.

Contudo, descobrir a ideia é apenas um terço do processo do seu desenvolvimento. Outro parte importante é maturar a ideia. Seguindo o pensamento metafórico, seria como um bolo que precisa ir ao forno; uma ideia precisa de um tempo para que ela amadureça na cabeça, faça sentido e se torne ainda mais interessante horas depois, para que então possa seguir para o último passo dessa receita.

Por fim, o desenvolvimento é onde muitas ideias “caem”, quando a imaginação começa a se materializar e se encaixar na realidade. Este é o momento no qual buscamos, na tecnologia, uma forma de suportar essa ideia. Aplicativos, Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (AI) são alguns exemplos que estruturam muitas ideias inovadoras e as tornam executáveis e efetivas para o dia a dia.

De qualquer forma, a regra do alternativo sempre vai valer para a criatividade, fugir do mainstream e procurar fontes vanguardistas na internet é a melhor dica que eu poderia dar. Sim, as tecnologias estão aí para ajudar nossas ideias mais impossíveis a se tornarem realidade, como num passe de mágica, mas não deixe os algoritmos das redes o levarem para o lugar comum. Fuja para consumir conteúdo fora do olhar genérico e esteja sempre alerta para novas possibilidades, isso já fará a diferença que você deve estar almejando.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More