Yes, they can!

Porque sempre é hora de humanizar o nosso olhar sobre os outros

Em tempos de Paralimpíadas é oportuno e muito válido refletir sobre os obstáculos e dificuldades enfrentados por pessoas que compõem essa significativa parcela da sociedade.

Antes de mais nada, já que muitos têm dúvida, fui pesquisar sobre o termo correto de se referir às pessoas com deficiência física e descobri no site Talento Incluir , “consultoria de inclusão” (como eles próprios se identificam), que os termos “portador de necessidades especiais” (PNE) e “pessoa portadora de deficiência” (PPD) caíram em desuso por serem considerados inadequados, pois transmitem um certo preconceito.
O termo recomendado pela convenção da ONU que trata do tema é “pessoa com deficiência” (PCD). Simples assim.

Bem, vamos aos dados. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Deficiência, produzido em conjunto pela Organização Mundial da Saúde e o Grupo Banco Mundial, “mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, dentre os quais, cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior, porque sua incidência tem aumentado devido [entre outros fatores] ao aumento global de doenças crônicas tais como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e distúrbios mentais.”

Diante disso, é preciso que a gente se conscientize logo da importância de se preparar melhor para uma convivência com equidade junto às PCDs e a Talento Incluir dá dicas úteis para se relacionar com eles: 

  • Não tente vangloriar quem possui deficiência ou torná-lo um super herói. Ele é apenas alguém que pode ter os seus pontos fortes e fracos.
  • Se for um profissional de recursos humanos e entrevistar candidatos, lembre-se que a pessoa com deficiência é quem está concorrendo à vaga e não seu acompanhante. Então, direcione as perguntas a quem trabalhará na empresa.
  • Nunca subestime uma pessoa devido a sua deficiência. Se você não sabe se ela será capaz de realizar alguma tarefa, pergunte. Também não tenha receio em questionar se precisará de alguma adaptação/acessibilidade. Por exemplo, cadeirantes precisam de rampas de acesso ou mesas com altura diferenciada e para eles isso não é um problema, a inclusão se faz com a pessoa!
  • Quando estiver conversando com uma pessoa com deficiência intelectual, fale um pouco mais pausadamente para que ele possa compreender o que foi dito e aguarde ele formular a resposta sem o interromper.
  • Ao conversar com uma pessoa com deficiência visual, se identifique; se houver outras pessoas, não se esqueça de mencioná-las.
  • Nem sempre pessoas com deficiência precisam de ajuda. Por isso, sempre pergunte antes de sair dando o braço a um cego ou empurrando uma cadeira de rodas. Espere que a pessoa responda e em caso positivo questione a maneira correta de proceder.

Modelo inspirador

Uma das pessoas mais admiráveis, exemplares e que sabe usar sua grande visibilidade para levar a mensagem de que quase tudo é possível a um PCD, é o Fernando Fernandes.
Em 2009, aos 28 anos de idade, ele sofreu um acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Enquanto fazia a reabilitação no hospital, ele começou a treinar canoagem e se tornou tetracampeão mundial da paracanoagem, conquistando também outros títulos de expressão nessa modalidade.

Hoje, aos 40 anos, Fernando é apresentador de quadros sobre esportes adaptados em programas de tv e sua mais recente aventura aconteceu dias atrás.

Fernando e Lais 1

“Quando aprendi a voar, meu maior desejo era poder um dia proporcionar tudo isso que eu vivo lá no céu a mais pessoas que, assim como eu, perderam uma parte da sua liberdade.
Tinha na minha cabeça um sonho bem claro e lindo levando minha amiga Laís, por quem eu tenho muito amor, pro céu e fazendo ela sentir exatamente tudo que sinto quando estou voando: livre, leve e solto, como se realmente tivéssemos asas.
Esse sonho virou realidade e esse momento de fato aconteceu, e talvez as pessoas nem se deem conta do que tudo isso representa , o quanto através desse voo, ou melhor, desse sonho, quebraremos um conceito de capacidade e incapacidade do senso comum e muitos paradigmas enraizados na nossa sociedade!”

Além das belas imagens desses 2 atletas radicais em ação, essa matéria do Esporte Espetacular mostra muito mais e vale a pena ser visto!

https://www.youtube.com/watch?v=pyLfI6-LiL8

Não se trata de romantizar um drama, mas valorizar a força de vontade e o esforço pessoal para superar suas próprias limitações pois, partindo do princípio que deficiências todos temos, é bom que fique bem claro que, em se tratando do físico, deficiência não é o mesmo que ineficiência.
Basta dar uma olhada ao redor para comprovar que, ao receberem oportunidades, PCDs mostram que têm capacidades e restrições como qualquer outro.

Inclusão e acessibilidade são palavras de ordem!
A torcida geral é para que isso realmente seja uma viagem sem volta, porque… Yes, they can!

O video abaixo é antiguinho, mas mais atual do que nunca!
Coisa linda de se ver!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More