Wunderman Thompson lança relatório “Into the Metaverse”. Confira os pontos principais

O crescente interesse de marcas e agências nas experiências virtuais.

Toda vez que vejo a palavra Metaverso por aí, acabo lembrando do velho Second Life, criado lá no século passado, em 1999 e que oferecia (e ainda oferece) justamente um ambiente tridimensional para as pessoas interagirem através de avatares.

Dava para sair voando de um lugar para o outro, dava para turbinar o visual e criar uma persona qualquer, dava para interagir com outras pessoas e objetos. Simplificando ainda mais: um game em que qualquer um poderia entrar, virar um dos personagens e viver digitalmente com autonomia, simulando a dinâmica da vida real.

Sem dúvida, o Second Life nasceu a frente do seu tempo e talvez por isso tenha permanecido estagnado por anos, sem ir muito além da proposta inicial de puro entretenimento.

Mas aí veio a pandemia e a quarentena.

E o que era um game virou… a vida. E de uma hora para outra, todo mundo passou a viver digitalmente. Com grande impacto na educação e no trabalho. E cada vez mais, no consumo. E, claro, marcas e agências começam a explorar as possibilidades.

O relatório “Into the Metaverse”

Screen Shot 2021 09 22 at 8.41.26 AM
introdução do relatório

A Wunderman Thompson Intelligence lançou essa semana o “Into the Metaverse”, um relatório que explora novos comportamentos do consumidor, modelos de negócios e oportunidades de marca que estão surgindo conforme o metaverso toma forma.

O interesse pelo metaverso cresceu muito este ano – o número de pesquisas pela palavra aumentou mais de dez vezes entre 2020 e 2021, de acordo com o Google Analytics. Os meios de comunicação, incluindo o New York Times, o Washington Post e o Guardian, publicaram artigos investigando suas implicações. Empresas como a Epic Games, Microsoft, Facebook e SK Telecom anunciaram publicamente planos para construir mundos metaversos. Burberry, Coca-Cola e Visa são apenas algumas das muitas marcas que competem para fazer parte dela.

“Into the Metaverse” explora o que é o metaverso, como ele está mudando a vida das pessoas, novas oportunidades que estão sendo surgindo e por que as marcas precisam estar atentas.

“Estamos entrando na era do metaverso, onde nossas realidades virtuais e físicas convergem e operamos em uma realidade digital de nosso próprio mundo. Aqui, reproduzimos nossas rotinas, interesses e obsessões, desde escolher roupas para nossos avatares e carros para eles dirigirem, até construir casas virtuais ou buscar uma sociedade online mais justa e inclusiva. Nosso relatório oferece um vislumbre de como o metaverso está moldando nosso futuro.”

Emma Chiu, diretora global da Wunderman Thompson Intelligence e autora do relatório “Into the Metaverse”

Para compilar “Into The Metaverse”, a Wunderman Thompson Intelligence conduziu uma pesquisa quantitativa com mais de 3.000 consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido e China (em julho de 2021), além de uma análise qualitativa para revelar a compreensão e as atitudes das pessoas em relação ao metaverso e identificar as implicações – desafios e oportunidades – para as marcas. A equipe também entrevistou 15 especialistas para suas interpretações do metaverso e insights sobre como ele irá reestruturar os negócios e as indústrias.

O relatório identifica impulsionadores globais, como a aceleração da tecnologia, a ascensão dos jogos e a batalha pelo poder no metaverso emergente entre empresas como Facebook, Roblox Corporation e Epic Games.

Screen Shot 2021 09 22 at 8.42.24 AM
Screen Shot 2021 09 22 at 8.42.37 AM

Principais Metatendências

Detalhando, ele também destaca as principais metatendências que impactam os consumidores por meio da criação de:

• MetaLives – caracterizado pelo aumento de posses virtuais, como arte digital e NFTs, a estreita conexão entre acesso digital e saúde e bem-estar, e o papel significativo que a tecnologia agora desempenha na criatividade. Os hábitos diários em todas as áreas de nossas vidas estão sendo transplantados para o reino digital e dando origem a estilos de vida estendidos – seja propriedade digital, encontrar amigos por meio da tecnologia, criação de conteúdo ativo ou recorrer à tecnologia para lançamento recreativo.

• MetaSpaces – caracterizado pelo surgimento e popularidade crescente de novos locais virtuais e pela ascensão de espaços virtuais/reais combinados. Com a evolução dos espaços de reunião tradicionais, isso está redefinindo o que casa, eventos e férias podem significar na meta-era.

• MetaBusiness – caracterizado pelo aumento recente e significativo no “gamevertising” e o surgimento de novas fronteiras de varejo. Embora os jogos tenham se tornado um playground onde marcas e profissionais de marketing podem se conectar com públicos frequentemente hiper-engajados, os negócios no metaverso estão crescendo – abrindo uma abundância de oportunidades, à medida que começamos a testemunhar experiências como as de compras automatizadas, hologramas e avatares em movimento.

• MetaSocieties – caracterizada por um aumento acentuado no interesse das pessoas em cultivar identidades hiper-reais online, o rápido crescimento das redes sociais de negócios e a promessa de futuros descentralizados. Essa realidade digital reflete os valores e padrões de nossas vidas físicas – por meio de redes sem fronteiras e utopias virtuais – com grupos defendendo causas sociais em seus corações.

Descobertas do estudo quantitativo incluem:

• A crescente dependência dos consumidores globais em relação a tecnologia: 76% dos pesquisados ​​dizem que suas vidas e atividades cotidianas agora dependem da tecnologia, aumentando para 79% na geração Z (16 a 26 anos) e 80% na geração Y ( 27 a 41 anos)

• A dependência de tecnologia agora engloba todos os aspectos da vida diária: 64% dos consumidores globais dizem que suas vidas sociais dependem disso; 61% que seu sustento depende disso; 56% que sua criatividade depende disso; 52% que sua felicidade depende disso; e 50% que seu bem-estar depende disso

• O digital está redefinindo as relações consumidor/marca: 62% dos consumidores afirmam que se sentem mais próximos ao interagir com uma marca digitalmente; 66% preferem se envolver com marcas digitalmente; 73% acham mais fácil interagir com marcas com presença digital; e 85% acreditam que a presença digital será essencial para que uma marca tenha sucesso no futuro

• O futuro será definido pela tecnologia: 93% dos consumidores globais concordam que a tecnologia é o nosso futuro.

• Apesar de tudo isso, apenas 38% dos consumidores globais já ouviram falar do termo “metaverso”

Naomi Troni, Diretora de Marketing e Crescimento Global, Wunderman Thompson diz: “Chegou a hora de parar de pensar no metaverso como um domínio exclusivo para jogos. Cada vez mais, com a indefinição contínua das linhas entre os mundos virtual e físico, acelerada dramaticamente por restrições sobre o que as pessoas podem fazer em espaços físicos impostas sob medidas para combater a disseminação do COVID-19, é um novo lugar social. E o que nosso novo relatório mostra é que o novo espaço social veio para ficar. As ferramentas e hábitos fundamentais que formam os blocos de construção do metaverso já estão estabelecidos. Apenas 38% dos consumidores globais podem ter ouvido falar do termo ‘metaverso’, mas agora é o momento de realmente definir o que é o metaverso e estabelecer um roteiro para a entrada das marcas. ”

Você pode baixar o relatório completo “Into the Metaverse” aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More