Escreva textos no Google Docs usando a digitação por voz

Se você é jornalista, redator ou usa frequentemente editores de texto, você precisa conhecer o recurso de digitação por voz do Google Docs.

Pra quem ainda não conhece, o Google Docs é o editor de textos do pacote do Google Drive. Entre as principais vantagens da ferramenta em relação ao Word estão o armazenamento em nuvem e a possibilidade de editar um documento simultaneamente com outras pessoas.

Além disso, o Google Docs ainda tem um recurso super interessante e que nem todo mundo conhece: a digitação por voz.

O usuário utiliza o microfone do próprio computador para redigir um texto verbalmente enquanto o Google Docs faz a transcrição da voz para escrita. Prático, né? E além de prático, o recurso é democrático, já que a ferramenta de digitação por voz permite que pessoas com dificuldade de escrever, escrevam.

Como usar a digitação por voz

Usar a digitação por voz é muito simples: você precisa abrir um documento no Google Docs e clicar na barra de ferramentas do menu.

Lá você vai encontrar a opção “digitação por voz”. Ou ainda pode usar o atalho “control + shift + s” no Windows ou “command + shift + s” no Mac.

Um pop-up com um ícone de microfone vai abrir na sua tela e, para começar a usar, é só clicar no ícone – o microfone em vermelho significa que o recurso está ativo e captando a sua voz.

h2F QorfZ

Quando terminar de falar, é só clicar novamente no microfone pra encerrar.

Esse recurso pode ser especialmente útil para jornalistas que precisam transcrever áudios. Inclusive, um hack que eu utilizo é colocar o áudio do WhatsApp para tocar perto do microfone do computador enquanto ele redige o texto pra mim. Poupa um bom tempo de trabalho.

Sobre a pontuação, a ferramenta não coloca automaticamente, a não ser que você mencione. Por exemplo, você pode falar uma frase e incluir a palavra “vírgula” na menção, e aí sim ela vai acrescenta-la pra você.

Importante: A ferramenta ajuda, mas não faz milagre. Quando terminar de ditar seu texto, você deve voltar para revisar, pontuar e formatar do seu jeito.

*Esse texto foi redigido pela digitação de voz do Google Docs e formatado manualmente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More